O carnaval em São Pedro da Serra e na Região Serrana

Mesmo com queda na ocupação de hotéis na área urbana, distrito de Nova Friburgo registrou grande movimento durante o feriadão
sábado, 05 de março de 2022
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Nova Friburgo, a cidade teve cerca de 60% de ocupação no setor hoteleiro neste feriadão de carnaval. A queda é atribuída aos inúmeros cancelamentos de reservas após a enxurrada que atingiu Petrópolis. No entanto, de acordo com os comerciantes locais, nos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, o setor de pousadas, bares e restaurantes lotou nesse carnaval. 

“O turismo interno e regional está movimentando os circuitos turísticos das mais diversas cidades do interior. As populações estão descobrindo os atrativos de suas cidades, dos municípios vizinhos e das regiões mais próximas”
Quem nos conta como foi a folia por lá, é o empresário João Carlos Leal, proprietário da Pousada Canteiros, jornalista e membro da Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro da Serra.

“O movimento foi ótimo, a ‘vila bombou’, superou as nossas expectativas. Havia muita preocupação com as chuvas, devido a enxurrada que atingiu Petrópolis. A previsão do tempo também não era favorável até as vésperas do feriadão, o que provocou o adiamento de reservas. A busca por acomodação e a chegada de turistas foi acontecendo bem em cima da hora e acabou lotando a nossa pousada e outras aqui em nosso entorno. 

Os proprietários de bares e restaurantes também se mostraram satisfeitos com o movimento ao longo da semana. Penso que a diversificada programação de eventos contribuiu também para atrair visitantes, além dos turistas habituais e aqueles que possuem casas na região. E ainda os excursionistas, que formam um grupo de pessoas já acostumado a fazer caminhadas em nossas trilhas. Resumindo, oferecemos 28 eventos ao longo dos cinco dias do carnaval, em vários pontos da vila. 

Esse verão, de maneira geral, eu diria que foi mais ou menos, em função do tempo chuvoso em toda a região serrana, praticamente desde outubro. Quer dizer, uma sequência muito grande de mau tempo, o que afasta até mesmo aqueles visitantes de um ou dois dias. Mesmo assim, tivemos um outro excelente momento desde o início do verão, que foi o réveillon. E agora, com o carnaval. Isso nos anima, nos deixa mais confiantes em relação a um ano mais produtivo.

Quanto às perspectivas para esse finzinho de estação, acho que dá para ser mais otimista, se o tempo continuar melhorando. O calor atrai o carioca para nossas cachoeiras, para o clima mais ameno, mais saudável. Essa atmosfera de cidade de interior é muito relaxante e as pessoas estão em busca de paz, sossego, segurança, tranquilidade, o que aqui em São Pedro tem de sobra. 

A meia estação também fomenta o turismo em toda a cidade. O outono é agradável, costuma ser um tempo mais seco e a gastronomia típica desta estação é destaque tanto no Centro, como em Mury, na Tere-Fri, e bairros como o Cônego. Fica mais forte ainda no inverno, e aqui na nossa zona mais rural não é diferente. Nossos distritos já têm clientes assíduos, tanto nos fins de semana como em temporadas de férias. Quer dizer, seja qual for a estação, São Pedro da Serra e Lumiar são sempre destinos imperdíveis não só para cariocas, mas para visitantes de outros estados também.”

Turismo interno, turismo externo

Sobre a região Serrana fluminense, ouvimos Edson Almeida (Biá), presidente do Nova Friburgo Convention Bureau, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Nova Friburgo, e do Conselho Regional da Serra Imperial — Serra Verde Imperial. Confira a entrevista:

 No que diz respeito ao temor de viajar para outros países, devido à guerra entre Rússia e Croácia, esse conflito beneficia o turismo no Brasil, no nosso estado, na nossa região?

“A guerra gera uma sensação grande de insegurança. Tem o problema do custo do câmbio, das passagens aéreas internacionais, somadas ao nosso cenário nacional recessivo, que leva à queda das saídas internacionais. Consequentemente, gera um oportunidade para o turismo nacional.

O turismo interno e regional está movimentando os circuitos turísticos das mais diversas cidades do interior. As populações estão descobrindo os atrativos de suas cidades, dos municípios vizinhos e das regiões mais próximas, devido à pandemia e ao custo do deslocamento que, se for aéreo, mesmo nacional, fica ainda mais difícil por causa da alta de preços das passagens. 

Enfim, a moda da vez é fazer um turismo seguro, perto o suficiente para ir de carro, em local aberto, com segurança de saúde e patrimonial e com muitos atrativos turísticos, gastronômicos, culturais e preços acessíveis. Neste cenário, nosso estado e nossa região da serra verde imperial tem todos os itens para satisfazer os mais exigentes turistas.”

Em relação à Petrópolis, o quanto alterou a procura nesse feriado de carnaval? 

“A tragédia de Petrópolis impactou toda região serrana. Quando um turista ouve qualquer coisa que o preocupe em nome da “Região Serrana do Rio”, imediatamente temos reflexos nas reservas de hotéis, nos contratos dos nossos guias de turismo locais, nos restaurantes, nas agências de viagem, enfim, em todo o trade de todas as nossas cidades. Desta vez não foi diferente com a tragédia da nossa querida Petrópolis. 

Cada notícia de qualquer anormalidade em nossa região depois do histórico de problemas que já passamos, impacta diretamente em toda a cadeia do turismo e por conseguinte, no comércio e serviços das cidades envolvidas. Por isso, no período em que estaríamos com aproximadamente 95% de ocupação chegamos no máximo a 60% neste feriado de carnaval.”

Para encerrar, o que gostaria de acrescentar?

“É importante realçar que estamos conseguindo uma união entre as entidades, entre os empresários, entre as cidades para que em conjunto possamos organizar, planejar e construir um destino forte na Serra Verde Imperial. Nos fazendo representar nos eventos como um bloco unido, juntando nossas divulgações, ajustando nossos calendários de eventos, fazendo um turismo interno na região, buscando investimentos de estrutura e divulgação de nossos destinos.

É fundamental que a nossa população comece a conhecer o poder do setor de turismo em gerar emprego e renda e de nos dar um caminho muito bom para a retomada pós-pandemia. Turismo forte representa que outros setores também sejam beneficiados. Por um turismo forte, sustentável, tecnológico e acessível.

O turismo tem que ser bom para as comunidades locais para ser ainda melhor para os turistas que chegam. Por último, nunca é demais repetir que a região da serra verde imperial é composta por cinco municípios: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.”

 

  • (Fotos: Regina Lo Bianco)

    (Fotos: Regina Lo Bianco)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: