O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou pelo Twitter, que será feita uma consulta aos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para decidir a nova data em que as provas serão realizadas. O exame, que aconteceria em novembro, foi adiado por causa da pandemia de Covid-19.
Os inscritos poderão responder à consulta entre os próximos dias 20 (sábado que vem) e 30. Segundo o ministro, cada estudante inscrito poderá votar individualmente em sua Página do Participante (www.enem.inep.gov.br). Há possibilidades de escolha para realização das provas em janeiro e maio de 2021. O anúncio da consulta aos inscritos coincide com o último dia para quitar a taxa de inscrição do Enem 2020. Quem não atendeu aos critérios de isenção e não fez o pagamento deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) na Página do Participante, no valor de R$ 85, e pagar em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça o alerta para que os participantes fiquem atentos ao horário e às regras dos correspondentes bancários. Também devido às medidas restritivas impostas pela pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, garantiu a gratuidade da taxa de inscrição aos 4,8 milhões de participantes que se enquadraram nos requisitos para a isenção. O reconhecimento foi assegurado por ofício, sem a necessidade de um pedido formal.
A edição 2020 do Enem recebeu 6,1 milhões de inscrições e 5,7 milhões já estão confirmadas. Na última sexta-feira, 12, foram divulgados os resultados para as solicitações de atendimento especializado. A publicação é individual na Página do Participante e, para casos de indeferimento, o Inep abriu prazo até a próxima sexta-feira, 19, para requerimento de recurso.
Deixe o seu comentário