Uma rede solidária se formou diante do cenário de destruição provocado pelas fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O momento é de emergência, de salvar e cuidar das pessoas. Por isso, várias campanhas de solidariedade vêm sendo desenvolvidas em todo o Brasil para ajudar as vítimas das enchentes que perderam todos os seus pertences.
Frente a essa situação, o canal de doações SOS Rio Grande do Sul — iniciativa de arrecadação de recursos destinados a ações de apoio às vítimas — foi reativado. “As contribuições podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. O CNPJ (92.958.800/0 001-38) é a chave utilizada no Pix da conta ‘SOS Rio Grande do Sul’, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul”, destaca a Defesa Civil.
“Nova Friburgo ajude o Rio Grande do Sul”
Quem puder e quiser ajudar, pode buscar em seus armários, roupas, sapatos (de preferência, amarrados um pé no outro para não se perderem), roupas de cama e banho. Os organizadores solicitam também ajuda de proprietários de confecções, farmácias e mercados. As doações às vítimas da tragédia serão feitas através da transportadora Unipress.Os endereços para entrega de doações são: Avenida Antônio Mário de Azevedo (rodovia RJ-130), 4500; bomboniere Sonho Doce, na Rua Dom João VI, 8; Gráfica Art Imagem, em frente a ponte do Colégio Estadual Canadá.
Instituto Solidário
O Instituto Solidário também está recolhendo doações para os desabrigados do Rio Grande do Sul, como água, material de limpeza, material de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. A sede do instituto fica na Rua Andrade Neves, 94 (perto da pracinha do bairro Vilage). O horário de arrecadação é das 13h às 18h. Mais informações pelo telefone (22) 99878-9898.
Casa Madre Roselli
A Casa Madre Roselli, que fica Rua General Osório, 226, também está recolhendo água mineral, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene das 8h às 17h. A entrega das doações será feita pela transportadora Frilog.
SindVest
O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região também está arrecadando materiais de limpeza, roupas, lingerie e água. As doações podem ser entregues no Espaço Arp, no corredor localizado entre os blocos 14 e 16 (entre a Smartfit e Pontal).
OAB Nova Friburgo
A subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se une à dor do povo gaúcho e abre suas portas para receber doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. O que doar: alimentos não perecíveis; itens de higiene pessoal; fraldas descartáveis e leite infantil (opcional). A OAB Nova Friburgo fica na Rua Ernesto Brasílio, ao lado do prédio do antigo fórum. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h. A Transportadora Unipress de Nova Friburgo se encarregará de levar as doações com segurança até o Rio Grande do Sul.
Cáritas Diocesana de Nova Friburgo
“Nós da Cáritas Diocesana de Nova Friburgo nos unimos aos irmãos do Rio Grande do Sul assolados pelas fortes chuvas. Além das orações, pedimos sua ajuda, em solidariedade, com doações via pix, tendo em vista a necessidade de reconstrução. Chave Pix: 33685686001041 - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB - Sul 3).
A tragédia
O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu nesta segunda-feira, 6, para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual. O número de desaparecidos chega a 111 pessoas.
Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.
Deixe o seu comentário