Conforme noticiado na coluna Observatório, do jornalista Wanderson Noguiera, Nova Friburgo deve ganhar mais 18 sirenes de alerta da Defesa Civil do Estado. Estão em processo de compra mais de 80 sirenes para a atual rede de monitoramento do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro. Além de Nova Friburgo, outros 16 municípios serão contemplados: Petrópolis, Teresópolis, Areal, Bom Jardim, Barra Mansa, Barra do Piraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Queimados, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Rio Claro, Paraty, Angra dos Reis e Porciúncula.
Nova Friburgo será o 2º município do Estado do Rio a receber mais equipamentos, atrás apenas de Petrópolis, que tem prevista a instalação de 28 sirenes. Angra dos Reis vem logo atrás de Nova Friburgo com 13 equipamentos. As sirenes serão instaladas em áreas de risco dessas cidades, mas ainda sem previsão de data.
O Governo do Estado afirma que as ações diretas (operacionais) de prevenção e resposta aos desastres são de competência das defesas civis municipais, conforme prevê a legislação vigente. Mas que apesar disso, em apoio aos municípios, a Secretaria estadual de Defesa Civil assumiu a aquisição e a manutenção do sistema de alerta e alarme, composto por avisos via SMS e por sirenes, que são instaladas em locais estratégicos do Estado.
A ampliação do sistema também prevê a aquisição de pluviômetros, que serão distribuídos com base em análise de demandas apresentadas pelos municípios em conjunto com o Departamento de Recursos Minerais (DRM). Segundo o Estado, levando sempre em consideração as informações dos mapas de risco hidrológico e geológico.
Deixe o seu comentário