A notícia que todo mundo esperava: chuvas, agora, só as de verão

Tempo deve melhorar nos próximos dias, com previsão de sol desta sexta até quarta que vem
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A RJ-130 em frente ao São Lucas volta a alagar nesta quarta, mas bem menos (Foto: Patrick Silvestre)
A RJ-130 em frente ao São Lucas volta a alagar nesta quarta, mas bem menos (Foto: Patrick Silvestre)

A chuva típica de verão que caiu em Nova Friburgo na tarde desta quarta-feira, 23, pode ter sido a despedida do mau tempo fechado e persistente, com acumulados volumosos, que vem castigando o Sudeste como um todo desde a virada do ano.

Até esta quinta, 24, ainda há risco de novos temporais, mas radares meteorológicos que costumam acertar a previsão do tempo indicam dias de sol, sem chuva, a partir desta sexta-feira, 25, até pelo menos quarta-feira, 2.

Apesar disso, a Defesa Civil Municipal emitiu mais dois alertas - um de chuva moderada a forte e outro de ocorrência de deslizamentos - na tarde desta quarta. Isso porque o solo está encharcado em muitas áreas de risco.

Segundo o Climatempo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que vinha provocando grandes volumes de chuva na Região Serrana já se desconfigurou. Com o padrão de circulação atmosférica que se estabelece nos próximos dias, a chuva tende a diminuir de forma considerável no Sudeste.

Ainda há condições para pancadas pontualmente fortes, mas a chuva já não será tão persistente  e volumosa como nas últimas semanas, destaca o Climatempo.

Os últimos dias foram marcados por muita chuva sobre o centro-sul mineiro e a Região Serrana do Rio. Na tarde de 15 de fevereiro, quando ocorreu a tragédia que já deixou quase 200 mortos, choveu 230mm em apenas três horas sobre a cidade de Petrópolis - onde o tempo também deve melhorar a partir de agora.

O volume de chuva extremamente elevado, caindo em tão pouco tempo, causou enormes deslizamentos de terra e rios de lama invadiram áreas da cidade.

Segundo o Climatempo, a chuva diminui  consideravelmente no decorrer dos próximos dias e o sol volta aparecer mais. Ainda há previsão de pancadas de chuva forte, mas de forma isolada, mal distribuída e localizada. Não há previsão de grandes volumes nos próximos dias.

Como noticiou A VOZ DA SERRA, o corredor de umidade da Amazônia responsável por tantas chuvas em Nova Friburgo e no Sudeste de forma geral  foi  o terceiro episódio da famosa Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste início de ano.  A primeira ZCAS de 2022 ocorreu na virada do ano e a segunda, em meados de janeiro, provocando nas pessoas a impressão de que o sol foi-se embora para sempre.

Como também vem explicando A VOZ DA SERRA, desde o início da primavera, em setembro, o Brasil  está  sob a influência do fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Oceano Pacífico), que continuará ativo durante todo o verão de 2022, ou seja, até março. A presença do La Niña facilita a formação de ZCASs, um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva abundante durante o verão no Brasil. La Niña, no entanto, já teve seu pico e começou a perder a força.

 

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima