No Troféu Brasil, Jhenny quebra recorde e garante vaga no Mundial

Hungria será um dos próximos desafios da nadadora friburguense na temporada
terça-feira, 12 de abril de 2022
por Vinicius Gastin
Jhennifer Alves no lugar mais alto do pódio: cena recorrente durante a disputa do Troféu Brasil
Jhennifer Alves no lugar mais alto do pódio: cena recorrente durante a disputa do Troféu Brasil

Índices para o Mundial de Budapeste deste ano, melhores marcas pessoais e recorde brasileiro. Um desempenho espetacular para Jhennifer Alves, um dos destaques Troféu Brasil de Natação, promovido no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Com o tempo de 1min07s12, ela venceu a prova dos 100 metros estilo peito logo no primeiro dia, quebrando o recorde brasileiro e garantindo a vaga no Mundial. O pódio foi completado por Ana Carolina Vieira (1min08s30) e Pamela Alencar (1min09s23). O evento aconteceu durante esta semana no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

“O ano de 2020 foi bem difícil. Após ficar fora dos Jogos Olímpicos, não tive muito tempo para colocar minha cabeça no lugar. Só me dediquei ao máximo e a recompensa veio hoje. Muito feliz com meu resultado e na expectativa por esse Mundial. Como é bom voltar a nadar com brilho nos olhos e alcançar todas as metas que tínhamos para essa competição. Só tenho a agradecer a minha família, amigos e a todo meu staff, sem vocês nada disso seria possível”, declarou a friburguense.

Em sua especialidade, Jhennifer também reinou soberana e conquistou mais um ouro no Troféu Brasil. Após a vitória com índice para o Mundial nos 100m peito, ela também venceu os 50 metros, com o tempo de 30.51. A marca está 0.11 acima do tempo exigido pela CBDA, mas abaixo do índice da FINA. Como ela já está classificada para o Mundial, pode ser inscrita para nadar a prova em Budapeste. A argentina Macarena Ceballos foi a segunda mais rápida com 31.11. Ana Carolina Vieira, do Pinheiros, a segunda melhor brasileira na prova, fez sua melhor marca pessoal: 31.28. Pâmela Alencar, do Flamengo, completou o pódio com 31.64.

Com o fim das disputas também foi declarado o grande campeão do Troféu Brasil de Natação 2022: o Esporte Clube Pinheiros, de Jhennifer Alves. A equipe de São Paulo foi a que mais somou pontos na competição: 2.138 pontos. Na sequência veio o Minas Tênis Clube, com 1.626,50 pontos. A Unisanta completou o pódio.

O programa de provas foi realizado em seis etapas, distribuídas em seis dias de competição, terminando neste sábado, 09, com as provas eliminatórias sendo realizadas pela manhã e as finais disputadas à tarde. Foram distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze para os atletas e equipes de revezamento classificados, respectivamente, em 1º, 2º e 3º lugares em cada prova do programa de provas do campeonato, incluindo maratona aquática, se houver, e serão realizadas logo após a realização da final respectiva.

A competição deste ano definiu a formação da equipe brasileira que participará do Campeonato Mundial de Natação da FINA, na cidade de Budapeste, Hungria, de 26 de junho a 03 de julho, e do Campeonato Mundial Júnior de Natação da FINA, a princípio marcado para a cidade de Kazan, na Rússia, de 23 a 28 de agosto.

“Foi uma competição de altíssimo nível na qual nossos nadadores tiveram um desempenho que nos dá bastante ânimo para este Mundial. É uma seleção jovem, com grandes talentos, e que poderá contar também com a experiência de atletas medalhistas olímpicos, recordistas e campeões mundiais”, afirmou o gerente de Natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Gustavo Otsuka.

No caso da natação masculina, o maior número de atletas esteve inscrito para a prova dos 100m livre, no total de 56 (maior número da competição). Por outro lado, apenas 23 participaram dos 50m costas. No feminino, 46 nadadoras se inscreveram para os 200m medley, enquanto somente 20 disputaram a prova do 50m costa. Apenas uma prova feminina teve mais nadadoras do que a versão masculina da competição: o 50m borboleta, com 30 atletas contra 26, na versão para os homens.

 

LEIA MAIS

Nadadora de Nova Friburgo bateu o recorde sul-americano da modalidade, completando a prova em 29s87

Time brasileiro terá diversos atletas que participaram do Mundial de Budapeste este ano

Atleta friburguense alcança marcas históricas no Mundial em Budapeste

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: natacao