O Dia do Cliente é celebrado anualmente, em 15 de setembro. Essa comemoração já faz parte do calendário oficial do comércio, mas também é aproveitada e explorada pela mídia e pela indústria. Além de estimular o consumo — principalmente por meio de descontos e promoções lançadas nesta data — a comemoração é também uma maneira de homenagear os consumidores.
A data foi criada em 2003 por João Carlos Rego, no Rio Grande do Sul. João é um empresário especialista em Recursos Humanos e Marketing. A partir disso, o Dia do Cliente foi oficializado em setembro por ser um período de baixa nas vendas.
A ideia é oferecer descontos, promoções, sorteios, brindes e maneiras diferenciadas de comemorar a relação de satisfação e confiança entre consumidor e as marcas do comércio. De acordo com pesquisas, a data é importante e alcança bons resultados.
Qual é a importância do Dia do Cliente?
O Dia do Cliente, apesar de incentivar o consumo, também tem a missão de mostrar a importância de ter um bom relacionamento com os consumidores e de sempre buscar pela satisfação.
Há muito tempo que os consumidores já não querem ser tratados somente como fonte de receita e meros compradores. Não é à toa que, atualmente, muitas empresas investem em estratégias e métodos de valorização, educação do público e entrega de valor, e não somente vender e promover a sua marca o tempo todo.
Esse é um ponto que gera muitos erros e deslizes entre alguns negócios. Um exemplo disso, são as empresas que automatizam, mas também robotizam os seus processos, principalmente o atendimento.
O cliente quer ser valorizado, ter um atendimento personalizado e, principalmente, humanizado. Por isso, o Dia do Cliente é uma excelente oportunidade dos negócios mostrarem seus diferenciais e para lançar ações que mostrem como a sua marca valoriza a opinião e os problemas do seu público.
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