No dia de São Francisco, bombeiros protegem animais e natureza

Somente no domingo, militares combateram fogo em vegetação em Riograndina e resgataram preguiça nas Braunes, além de gambá e duas cobras
segunda-feira, 05 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O bombeiro com a preguiça resgatada nas Braunes (Fotos: 6º GBM)
O bombeiro com a preguiça resgatada nas Braunes (Fotos: 6º GBM)

Após dias de muito sol e intenso calor, a temperatura caiu no último domingo, 4, e uma leve garoa caiu no início da manhã desta segunda-feira, 5, dando um pequeno alívio às queimadas e ao árduo trabalho do Corpo de Bombeiros no combate às inúmeras ocorrências de fogo em vegetação espalhadas por Nova Friburgo. Ainda no domingo, agentes do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) combateram um incêndio que ameaçou algumas residências no distrito de Riograndina. 

A corporação informou nas redes sociais que, após um primeiro combate os bombeiros tiveram que retornar ao local porque um homem ainda não identificado ateou fogo mais uma vez em um bambuzal. O fogo foi controlado, mas não foi informada a área que foi queimada. “Lembramos a importância de identificar o autor e denunciar. A prática de queimadas é crime. Além de expor vidas ao risco e devastar o meio ambiente, causa transtorno aos moradores devido à fumaça que invade as casas”, diz trecho do comunicado do 6º GBM.

Preguiça resgatada

Em outra ocorrência no domingo, o 6º GBM foi acionado para o salvamento de uma preguiça que se encontrava em uma área próxima a residências, no bairro Braunes. Nas fotos divulgadas pela corporação, é possível ver o animal nas árvores e, posteriormente, no colo do bombeiro que a salvou.

Além do salvamento da preguiça, os militares também capturaram uma gambá e duas cobras. Todos os animais foram removidos com segurança (tanto para eles quanto para os militares) e devolvidos ao seu habitat natural, longe das residências.

“As constantes queimadas promovem o avanço da fauna silvestre para as áreas urbanas, já que ela perde seu espaço nas matas”, destacou o informe do 6º GBM. Esses resgates aconteceram no Dia de São Francisco de Assis – padroeiro dos animais e da natureza.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra