Após dias de muito sol e intenso calor, a temperatura caiu no último domingo, 4, e uma leve garoa caiu no início da manhã desta segunda-feira, 5, dando um pequeno alívio às queimadas e ao árduo trabalho do Corpo de Bombeiros no combate às inúmeras ocorrências de fogo em vegetação espalhadas por Nova Friburgo. Ainda no domingo, agentes do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) combateram um incêndio que ameaçou algumas residências no distrito de Riograndina.
A corporação informou nas redes sociais que, após um primeiro combate os bombeiros tiveram que retornar ao local porque um homem ainda não identificado ateou fogo mais uma vez em um bambuzal. O fogo foi controlado, mas não foi informada a área que foi queimada. “Lembramos a importância de identificar o autor e denunciar. A prática de queimadas é crime. Além de expor vidas ao risco e devastar o meio ambiente, causa transtorno aos moradores devido à fumaça que invade as casas”, diz trecho do comunicado do 6º GBM.
Preguiça resgatada
Em outra ocorrência no domingo, o 6º GBM foi acionado para o salvamento de uma preguiça que se encontrava em uma área próxima a residências, no bairro Braunes. Nas fotos divulgadas pela corporação, é possível ver o animal nas árvores e, posteriormente, no colo do bombeiro que a salvou.
Além do salvamento da preguiça, os militares também capturaram uma gambá e duas cobras. Todos os animais foram removidos com segurança (tanto para eles quanto para os militares) e devolvidos ao seu habitat natural, longe das residências.
“As constantes queimadas promovem o avanço da fauna silvestre para as áreas urbanas, já que ela perde seu espaço nas matas”, destacou o informe do 6º GBM. Esses resgates aconteceram no Dia de São Francisco de Assis – padroeiro dos animais e da natureza.
Deixe o seu comentário