No Dia das Crianças, elas dão dicas de como evitar o desperdício de energia

Conscientização sobre a importância de proteger o meio ambiente e ajudar a família a gastar menos vem desde cedo
sábado, 09 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Sophia, de 8 anos, paga a luz sempre que pode (Fotos de divulgação)
Sophia, de 8 anos, paga a luz sempre que pode (Fotos de divulgação)

Helena Campos Ribeiro tem 9 anos e já está atenta às notícias sobre a importância de economizar energia. Ela quer ajudar o meio ambiente e a família a gastar menos. E é por isso que se transformou na fiscal do banho em casa. “Todos os dias lembro a minha mãe a dica da concessionária de energia Energisa para ela tomar banho bem rapidinho”, conta a menina (foto abaixo).  

“Sempre tivemos consciência da necessidade de economizar energia e aqui em casa compartilhamos com as crianças para que aprendam desde cedo a usar a energia de forma consciente e as crianças estão levando a sério. Se demoramos um pouquinho no banho, elas já batem na porta”, conta a mãe Maria Aparecida Ferreira Campos. 

Na casa de Patrícia Rocha, Sophia Rocha Marques, de 8 anos, também está de olho na economia de energia. É ela quem desliga a televisão e apaga as luzes dos cômodos onde não tem ninguém. “Os ensinamentos devem começar cedo e contamos com a ajuda da nossa filha para consumir energia de forma mais consciente”, conta a mãe. 

Neste fim de semana prolongado em comemoração ao Dia das Crianças e a proximidade do início das temperaturas altas, é preciso ficar de olho. Uma boa opção é aproveitar o feriadão para brincar e praticar atividades com as crianças ao ar livre.  

Para ajudar na tarefa de reduzir o consumo, a concessionária de energia elétrica Energisa listou algumas dicas práticas, de forma divertida e didática, para que toda a família participe: 

  • Estabeleça limite de horário para crianças usarem computadores ou videogames;  
  • Priorize o computador para estudo durante a semana e videogame aos fins de semana; 
  • Evite o uso do ar-condicionado, prefira o ventilador ou a ventilação natural. 
  • Se precisar pegar algo na geladeira escolha antes de abrir, quanto mais tempo fica aberta maior é o consumo; 
  • Se não estiver usando a televisão, deixe desligada. Nada de ficar com vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo sem uso; 
  • Evite banhos demorados e prefira a posição verão. O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo; 
  • É mais econômico desligar aparelhos direto nos botões ou nas tomadas. Em geral, luzes indicativas acesas (em stand-by) significam desperdício de energia. 
  • Criança tem que gastar a própria energia. Priorize atividades como pular corda, pega-pega, natação, bicicleta. Há muitas atividades que podem ser feitas em casa que reforçam habilidades motoras e de aprendizado. E para saber mais sobre economia de energia acesse o portal energisajuntos.com.br 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: