Neste sábado tem Feira da Primavera na região dos Três Picos

Evento é uma das ações do movimento “Mulheres da Montanha”, que pretende fortalecer as famílias e a região
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Lavradoras, donas de casa, empresárias, escaladoras, empreendedoras, estudantes, professoras... Assim é formado o primeiro coletivo de mulheres dos Três Picos e região, que nasceu do desejo de algumas mulheres estarem mais próximas umas das outras e assim se fortalecerem. Um dos frutos dessa união é a Feira da Primavera, o primeiro coletivo de Mulheres da Montanha - região de Três Picos, que acontecerá neste sábado, 24, das 10h às 17h, no Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), em Salinas.

“Junto com a minha família, tenho uma pousada nos Três Picos há três anos e, apesar de morar há pouco tempo, já me sinto em casa e acolhida pelo povo maravilhoso que mora aqui. Mas desde o primeiro dia, já sentia no ar um convite para realizar algo maior, algo profundo e verdadeiro. Algo que contribua com essa natureza exuberante. E a cada dia de contato com as pessoas que vêm e vão, sinto também que as pessoas estão sedentas por algo que as ajudem em suas buscas de tornarem-se pessoas melhores. Acho que é isso que impulsiona todos nós. O grupo também é isso. Estou muito feliz com esse encontro de lindas mulheres”, declarou Simoni Lucena, uma das Mulheres da Montanha.

A Feira da Primavera conta com a participação de 26 expositoras, oferecendo produtos gastronômicos artesanais como pães, geleias, doces, compotas, comida árabe, licores, cachaças, cervejas artesanais, cachaça com melaço de malte, queijos. E a iguaria mais conhecida da região, a broa da Dona Dodoca, como é conhecida Leonor Correa, lavradora, de 76 anos, nascida e criada nos Três Picos.

(Foto: Hugo de Castro)

 “Toda a vida trabalhei na roça e acho muito boa essa reunião, para todo mundo ver que a gente se esforça para trabalhar e fazer alguma coisa. É bom para saúde e a mente. Poder falar, ter amigas para conversar, é muito bom. Não é só a broa, mas muita coisa boa que pode vir com esse movimento”, entusiasma-se Dona Dodoca.

Também haverá exposição e venda de artesanatos, produtos naturais de auto-cuidado, macramê, guirlandas, toalhas de prato. Muitos produtos feitos pelas próprias mulheres da região. Além desses produtos para compra e consumo no local, oferecidos pelas 26 expositoras, o dia será recheado de atrações para a família e a criançada.

“Incluímos a feira como o início desse empoderamento para as mulheres do nosso local. Estou muito feliz com esse projeto e temos uma rede de apoio para todas as mulheres que precisam de uma palavra, de um estímulo, de algo que a impulsione a melhorar a si mesma e ao seu redor,” finalizou Rose Benvenuti,  moradora dos Três Picos e produtora de orgânicos, outra “Mulher da Montanha”.

Programação

  • 10h – Aula de Yoga
  • 11h – Oficina “Que plantinha é essa?”
  • 12h – Expedição acrobática para crianças
  • 13h – Práticas de autocuidado
  • 14h – Apresentação com dança da fita
  • 16h – Apresentação no tecido aéreo

 

LEIA MAIS

Registro foi feito na divisa entre a Reserva Ecológica Guapiaçu

Fenômeno deverá influenciar toda a estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro deste ano

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra