Nebulosidade atrapalha visualização da Superlua dos Cervos

No decorrer da noite de quarta, antes da chuva da madrugada, maior Lua Cheia do ano apareceu entre nuvens
quarta-feira, 13 de julho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A Superlua dos Cervos entre nuvens nesta quarta-feira (Foto: João Bosco de Almeida)
A Superlua dos Cervos entre nuvens nesta quarta-feira (Foto: João Bosco de Almeida)

O céu com nuvens justamente nesta quarta-feira, 13, atrapalhou a visualização, em Nova Friburgo, da  maior Lua Cheia do ano - pelo menos no  início da noite.  A chamada Superlua dos Cervos já pôde, no entanto, ser vista na terça, assim que despontou,  no fim da tarde, ainda de dia. 

O fotógrafo de A VOZ DA SERRA, Henrique Pinheiro, clicou a lua gigante com sua câmera profissional assim que o céu escureceu (acima) na terça, enquanto o repórter Thiago Lima fez o registro dela ainda nascendo, com  seu celular (abaixo). Já nesta quarta, no decorrer da noite nublada, a superlua apareceu entre nuvens. De madrugada, choveu.

A superlua ocorre quando o satélite natural atinge o ponto mais próximo da Terra, uma distância de 357.263 quilômetros. Essa fase coincide com seu perigeu (o momento em que nosso satélite está mais perto naquele mês, em sua órbita elíptica). Apesar de ainda está muito longe, durante o fenômeno a lua chega a ficar 15% maior do que uma lua média e 30% mais brilhante. A superlua também ocorre na fase Nova.

Esta é a segunda superlua de 2022 - a primeira foi a de Morango, em junho.  O nome Superlua dos Cervos vem dos povos nativos dos Estados Unidos devido à época em que a galhada dos cervos se regenera.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima