Não curte carnaval? Friburgo tem inúmeras opções de lazer e descanso

Para quem deseja fugir da folia, uma boa pedida são as tradicionais cachoeiras da cidade, caminhadas em trilhas, montanhas e jardins, além do popular teleférico
sábado, 22 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Teleférico (Fotos: Henrique Pinheiro)
Teleférico (Fotos: Henrique Pinheiro)

A folia em Nova Friburgo é conhecida como o ‘Carnaval da Família’ devido às inúmeras opções de diversão durante os quatro dias de festa na cidade. São bailes, matinês, shows e concursos de fantasia que alegram foliões de todas as idades, de crianças a idosos. O clima ameno típico da Região Serrana e a tranquilidade de um município do interior, acabam atraindo pessoas e famílias que desejam fugir do calor intenso e das multidões que invadem o carnaval das grandes cidades.

Mas não são apenas as atrações carnavalescas que atraem turistas para Nova Friburgo nessa época do ano. São inúmeras as opções para quem não quer pular carnaval e prefere curtir a natureza, a paz e a tranquilidade da Serra. Para quem escolheu Nova Friburgo como destino neste carnaval e quer fugir da algazarra uma boa pedida são as tradicionais cachoeiras da cidade, caminhadas em trilhas e montanhas, além do tradicional teleférico. Confira as opções:

Teleférico (Centro) - O teleférico de Nova Friburgo (um dos maiores do país, com quase 1.500 metros de extensão) é dividido em dois estágios e leva ao alto do Morro da Cruz, descortinando vista panorâmica da cidade. O local também conta com bar, restaurante e diversas opções de lazer como tobogã e boliche.

Parque Pedra do Cão Sentado (Conselheiro Paulino) - Situada à margem da RJ-116, em frente à praça de pedágio de Furnas, no quilômetro 92, o Parque Ecológico Cão Sentado encontra-se em uma extensa área verde, com diversas atividades, como escaladas esportivas, arvorismo, boulders, caminhadas e passagens por grutas.

Nova Friburgo Country Clube (Centro) - O Nova Friburgo Country Clube é um dos mais tradicionais clubes de Nova Friburgo e um dos pontos turísticos bem próximo ao Centro. Além de ser um dos cartões postais da cidade, o local é também palco de festas e eventos. Parte do Nova Friburgo Country Clube é aberta à visitação pública, enquanto algumas de suas dependências funcionam exclusivamente para os sócios ou ocasiões especiais. No local é possível fazer caminhadas e piqueniques ao redor dos belos lagos e contemplar a natureza.

Parque Municipal Juarez Frotté (Cascatinha) - O local oferece muitas opções de lazer para os visitantes, sem contar as belas e refrescantes cachoeiras.

Cachoeira Adutora (Cascatinha) - Outra opção para quem não quer saber de carnaval é a cachoeira da Adutora. Com uma pequena queda d 'água, o local é ideal para quem quer dar um mergulho e fazer belas fotos.

Cachoeira da Feiticeira (Cascatinha) - Localizada na Estrada do Pico da Caledônia, é acessada através de uma trilha. A descida leva cerca de sete minutos e é íngreme em alguns pontos. O esforço é compensado com uma incrível queda d'água, com visual e cachoeira de tirar o fôlego.

Encontro dos Rios (Lumiar) - Quem nunca ouviu falar sobre o Encontro dos Rios? Um lugar mágico, divertido e perfeito para quem está em busca de aventura. Há cinco quilômetros do centro de Lumiar, o encontro do Rio Macaé com um de seus afluentes, o Rio Bonito, também é usado pelos aventureiros que curtem atividades radicais como rafting, canoagem, entre outras.

Poço Feio (Lumiar) - O local é ideal para quem procura uma cachoeira com águas calmas e com um grande espaço para tomar sol. Há um quilômetro do centro de Lumiar, a cachoeira tem uma espécie de "praia", com uma área enorme com areia, na qual as crianças podem brincar sem perigo. A entrada custa R$ 15.

Toca da Onça (Lumiar) - Localizado a 40 minutos do centro de Lumiar, a Toca da Onça conta com beleza exuberante e é muito procurada por quem gosta de fazer trilhas e estar em contato com a natureza.

Cachoeira Branca (Galdinópolis) - Essa cachoeira fica localizada em um sítio e forma várias prainhas. O local tem uma pequena infraestrutura, como um bar e local para estacionamento. Com entrada à esquerda no sentido de quem passa por Stucky, a cerca de cinco quilômetros do centro de Friburgo. A propriedade é privada e é cobrada uma taxa de manutenção.

 

  • Encontro dos Rios

    Encontro dos Rios

  • Nova Friburgo Country Clube (Foto: Regina Lo bianco)

    Nova Friburgo Country Clube (Foto: Regina Lo bianco)

  • Cachoeira da Adutora

    Cachoeira da Adutora

  • Parque do Cão Sentado

    Parque do Cão Sentado

  • Poço Feio

    Poço Feio

  • São Pedro da Serra

    São Pedro da Serra

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval