O Grupo Vita Rio, responsável pela aquisição de sangue para hospitais do Rio de Janeiro, enviará uma equipe ao município vizinho de Cantagalo, no próximo fim de semana para coletar bolsas de sangue para o adolescente David Lucas Guilhermina Moraes, de 13 anos, que possui uma deficiência sanguínea denominada anemia falciforme. Para participar da ação solidária serão feitos ao longo desta semana, pelo menos, 150 agendamentos para doações de sangue pelo telefone 22 981 262 025, com Jaqueline Campanati. A coleta será realizada nos próximos dias 2 e 3 de março, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Parque das Árvores, em Cantagalo.
A anemia falciforme é uma doença rara, crônica e não tem cura. De acordo com a medicina, esse tipo de anemia é resultado de distúrbios hereditários em que glóbulos vermelhos têm formato de foice. Com isso, as células morrem prematuramente e causam escassez de glóbulos vermelhos saudáveis (a anemia). O problema causa infecções, dores e fadiga.
Entre os tratamentos possíveis estão o uso de medicamentos, transfusão de sangue e, em alguns casos, transplante de medula. David Lucas já passou por um transplante de medula com 100% de compatibilidade na família, mas o corpo do menino rejeitou a nova medula. Por isso, a equipe da Clínica Vita Rio busca vir a Cantagalo à procura de doadores de sangue aptos a realizar esse gesto de solidariedade, esperança e vida.
Deixe o seu comentário