Mundo inteiro para às 14h desta sexta para bênção especial do Papa Francisco

Urbi et Orbi com indulgência plenária e diante de crucifixo milagroso vai orar pelo fim da pandemia de coronavírus
sexta-feira, 27 de março de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O Papa Francisco abençoa fiéis ausentes da Praça São Pedro devido à quarentena (Reprodução da web)
O Papa Francisco abençoa fiéis ausentes da Praça São Pedro devido à quarentena (Reprodução da web)

Às 14h desta sexta-feira, 27, o mundo inteiro deve parar e, junto com o Papa Francisco, orar pelo fim da pandemia de coronavírus. Da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de uma praça completamente vazia devido à quarentena, o Papa dará, excepcionalmente, a bênção Urbi et Orbi, quebrando um protocolo importante: a Urbi et Orbi normalmente só é dada no Natal, na Páscoa e ao ser anunciada a escolha de um novo Papa. Esta bênção especial tem o poder de conceder aos fiéis a chamada indulgência plenária (o perdão de todos os pecados).

A oração será trasmitida por vários canais de TV, sites e redes sociais. A hashtag #RezemosJuntos deverá ser usada para divulgar e unir ainda mais os cristãos no momento da oração.

“Convido todos a participarem espiritualmente através dos meios de comunicação. Ouviremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual, ao término, darei a Bênção Urbi et Orbi, à qual será unida a possibilidade de receber indulgência plenária", afirmou o Papa. E acrescentou: “Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Permaneçamos unidos. Façamos com que as pessoas mais sozinhas e em maiores provações sintam a nossa proximidade”.

Para o evento especial, o Crucifixo Milagroso, que fica exposto na Igreja de São Marcelo, foi levado para a Basílica de São Pedro. A peça religiosa é objeto de profunda veneração pelos católicos de Roma desde 1519, quando foi a única a restar intacta após um grande incêndio que destruiu completamente a igreja. Três anos depois, quando Roma enfrentava a peste negra, o Cristo milagroso foi levado, a pedido dos fiéis,  do Convento dos Servos de Maria, na Via del Corso, até a Praça de São Pedro, em uma procissão que, parando em todos os bairros romanos, durou 16 dias. Quando o crucifixo foi devolvido à Igreja de São Marcelo, a praga desapareceu completamente da cidade. Desde aquela época, o Cristo milagroso é levado em procissão a São Pedro todo ano santo, a cada 50 anos.

O crucifixo tem gravado na parte de trás o nome de cada um dos Papas que presenciaram as procissões. O último nome gravado é o do Papa São João Paulo II, que abraçou o crucifixo durante o Dia do Perdão,  durante o Jubileu de 2000.

O texto da bênção Urbi et Orbi (em latim):

Sancti Apostoli Petrus et Paulus: de quorum potestate et auctoritate confidimus ipsi intercedant pro nobis ad Dominum.

R/ Amen.

Precibus et meritis beatæ Mariae semper Virginis, beati Michaelis Archangeli, beati Ioannis Baptistæ, et sanctorum Apostolorum Petri et Pauli et omnium Sanctorum misereatur vestri omnipotens Deus; et dimissis omnibus peccatis vestris, perducat vos Iesus Christus ad vitam æternam.

R/ Amen.

Indulgentiam, absolutionem et remissionem omnium peccatorum vestrorum, spatium verae et fructuosae poenitentiæ, cor semper penitens, et emendationem vitae, gratiam et consolationem Sancti Spiritus; et finalem perseverantiam in bonis operibus tribuat vobis omnipotens et misericors Dominus.

R/ Amen.

Et benedictio Dei omnipotentis, Patris et Filii et Spiritus Sancti descendat super vos et maneat semper.

R/ Amen.

Tradução:

Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo,  dos quais no poder e julgamento confiamos, estes intercedam por nós até o Senhor.

R / Amém.

Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Sempre-Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus omnipotente mostre compaixão à vós, e (quando) perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.

R / Amém.

Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição, e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, (mesmo) o coração arrependendo(-se) sempre, e a benção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras.

R / Amém.

E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.

R / Amém.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra