A partir de 1º agosto, o modelo da conta de luz vai mudar em Nova Friburgo. Conforme determinação do governo, a fatura passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, tecnicamente conhecida como NF3-e. Na prática, o novo layout reforça a segurança para o cliente na hora de fazer o pagamento, possibilitando o acompanhamento online da conta, em tempo real. Isso garante a confiabilidade das informações e do documento entregue ao cliente, inibindo fraudes. O novo modelo de conta já está operando em outras unidades da Energisa. Mas distribuidoras de todo o país vão ter que se adaptar também.
Como vai ficar?
A primeira mudança será no alto da conta. Nele, terá uma faixa laranja com os dados da Energisa. Os dados da Unidade Consumidora (UC) virão logo abaixo. Esse número não muda. Já o nome do documento deixa de ser apenas Nota Fiscal, passando a ter descrito como DANF3E Documento Auxiliar da Nota Fiscal. Além disso, haverá um novo QR Code, também na parte de cima. Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente vai ter acesso às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do estado. Esse QR Code também serve para que o cliente verifique se a conta que está recebendo é verdadeira ao conferir os seus dados.
No geral são as mesmas informações do modelo antigo em posições diferentes.
Histórico de consumo e formas de pagamento
Todos os outros dados da conta, como histórico de consumo continuam na conta, logo abaixo dos dados fiscais. Mas é na parte final da fatura é que estão o QR Code para pagamento via PIX ou o código de barras. Ou seja, no QR Code de cima você conhece os dados fiscais da conta. O que fica lá embaixo é para pagamento com PIX da Energisa, onde o cliente ainda pode concorrer a “Um ano de conta grátis”. Para saber mais sobre a nova conta, o consumidor pode buscar as agências ou um dos nossos canais. Todos estes meios foram reforçados para apoiar o consumidor.
Vale ressaltar a importância de entender a conta de energia e a composição da fatura, uma das principais dicas para acompanhar o consumo, identificar gastos extras no dia a dia e adotar práticas para economizar. O Histórico de Consumo, por exemplo, possibilita que o cliente faça um comparativo da média de energia consumida em relação aos últimos 12 meses e verifique se está utilizando mais ou menos energia no dia a dia, comparando sempre com os meses anteriores. Assim o cliente consegue analisar seu consumo e pode reavaliar os hábitos diários em busca de uso consciente e economia. Mas é importante analisar a quantidade de dias faturados, pois o período de leitura pode variar entre 27 e 33 dias. Essa informação também está disponível na conta.
Serviço
- Aplicativo para celular Energisa On
- www.energisa.com.br
- Call Center: 0800 032 0196
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