Se tem uma prática que ganhou adeptos durante os meses de pandemia no Brasil, esta foi, sem dúvida alguma, o ciclismo. A ponto de várias lojas da cidade encontrarem dificuldades para suprir a demanda em determinados períodos. O cuidado com a saúde cresceu, e as pessoas passaram a descobrir mais sobre os benefícios dos esportes que são praticados em comunhão com a natureza. Algo privilegiado em território friburguense.
Com a possibilidade de voltar a realizar eventos, após a melhora no cenário epidemiológico municipal, os amantes das duas rodas terão, pelo menos, três opções para competirem ou mesmo se divertirem pelas trilhas oferecidas pela cidade. O primeiro desses grandes eventos acontece neste fim de semana, o Montanha Cup, prometendo atrair centenas de atletas, familiares e turistas.
Uma das mais importantes da modalidade Mountain Bike Maratona XCM no Estado, a prova idealizada e coordenada por Orlando Miele, através da Montanha Sports, movimenta não só o setor de esporte, como também a economia, o turismo e a gastronomia. Uma tradição de quase duas décadas, retomada nestes dias 26 e 27 de março em Nova Friburgo. A última edição, em 2018, teve largada, chegada e premiação no distrito de Lumiar, com um percurso total de 44 quilômetros.
O evento deste ano vai se concentrar na Avenida Alberto Braune, no Centro, em frente à prefeitura, com largada prevista para as 9h30 deste domingo, 27. O posto de cronometragem da prova encerra os trabalhos às 14h30. Por conta da prova, a Avenida Alberto Braune ficará parcialmente interrompida para o trânsito de veículos das 6h deste sábado, 26, às 22h de domingo, 27 de março, no trecho entre a esquina da Rua Duque de Caxias até a entrada de veículos da prefeitura. Tanto a Rua Duque de Caixas, quanto a Rua Comandante Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco), estarão livres para o trânsito de veículos. De qualquer forma, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) solicita atenção aos motoristas e que busquem vias alternativas.
O pódio será composto pelos cinco primeiros colocados na classificação do Montanha Cup, que contempla inúmeras categorias. No masculino, há opções, por exemplo, de Sub-23, Sub-20, Master A1, A2, B1, B2, C1, C2, D1A, D1B, D2, Master E e paraciclismo. Para as mulheres, Sub-30 e Master A, B, C, e D.
Também há as opções das categorias e-bike expirience, masculino e feminino, para nascidos até de 2007 (15 anos em diante); dupla masculina (18 a 65 anos, nascidos de 1957 até 2004); dupla mista ( um homem e uma mulher, 18 a 65 anos, nascidos de 1957 até 2004) e categoria turismo, masculino e feminino, para pessoas com 15 anos em diante. Nesta opção e na e-bike expirience, não há classificação ou disputa de pódio, porém todos que completarem o trajeto receberão a medalha de finisher como todos os competidores. Elas foram desenvolvidas para quem deseja curtir o percurso sem a pressão de competir.
Na primeira edição, apenas com o apoio da prefeitura, contou com 150 atletas, algo inédito no estado. O sucesso motivou a realização de mais edições no mesmo ano, e em 2017, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também contaram com a prova. A estrutura é preparada com antecedência: toda a sinalização é feita na véspera e as orientações direcionam o percurso.
O evento é dividido em diversas categorias e contempla participantes dos 15 aos 67 anos. Os atletas de alto nível concluem a prova em no máximo duas horas e 30 minutos, enquanto os amadores podem chegar até seis horas na pista.
Mais duas provas
O GP das Montanhas, sucesso em 2021, quando dezenas de ciclistas participaram do evento, percorrendo alguns quilômetros desde o pórtico de Cachoeiras de Macacu até Theodoro de Oliveira, em Nova Friburgo, também está confirmado. Em 2022, o evento acontece no dia 5 de junho. Todos os que completam a prova recebem medalhas, e os cinco primeiros colocados são condecorados com troféus de participação.
Para fechar o calendário do ano que vem, no dia 28 de agosto, o “Route MTB Fribourg” novamente deverá fazer parte dos eventos comemorativos programados para a Festa Suíça. O objetivo é relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo, geralmente com a largada acontecendo na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista.
Nas últimas edições, os competidores puderam optar por quatro categorias de mountain bike Maratona XCM, em um percurso total de 60 quilômetros – com direito a três túneis -, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria. Na última edição, o Route MTB reuniu 170 atletas para um percurso de 68 quilômetros, com 2.182 metros de altimetria acumulada.
A Route MTB Fribourg traz como inspiração os colonizadores suíços, e pode se tornar espelho para incentivar o uso das bicicletas. No país europeu, em regiões como Genebra, por exemplo, o número de ciclistas aumenta, em média, 70% a cada cinco anos. A bicicleta chegou a Nova Friburgo no final do século 19, e era considerada elemento de modernidade.
Deixe o seu comentário