Mitos e verdades sobre a surdez, que tem seu dia nacional neste sábado

Data foi escolhida em homenagem à criação da primeira escola para surdos no Brasil
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Mitos e verdades sobre a surdez, que tem seu dia nacional neste sábado

Neste sábado, 26, é celebrado o Dia Nacional do Surdo. A data foi escolhida em homenagem à criação da primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) inaugurado em 26 de setembro de 1857, na cidade do Rio de Janeiro. A data foi oficializada pela lei 11.796, de 29 de outubro de 2008 com o intuito de promover uma reflexão sobre os direitos e a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade, além de celebrar a aquisição de direitos da comunidade surda. 

Muitas conquistas já foram alcançadas como por exemplo, o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação legal no território brasileiro e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. Porém, ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão de pessoas surdas no Brasil, e o dia 26 de setembro serve para lembrar disso e promover o diálogo sobre o tema. 

Como comemoração a essa data tão importante, a Liga Acadêmica de Audiologia da Universidade Federal Fluminense (Liaudio-UFF) esclarece alguns mitos e dúvidas que surgem sobre a surdez. 

 

Mitos e verdades 

  • Uma pessoa surda só pode conversar por Língua de Sinais

Mito. A Libras é uma língua de modalidade gestual-visual que muitas pessoas usam para se comunicar, sejam elas deficientes auditivas ou ouvintes. Utilizam gestos, expressões faciais e corporais. 

  • Ouvir música alta pode causar perda auditiva

Verdade. Sons com “volume alto” (fortes intensidades) podem causar danos na estrutura sensorial da orelha humana. Esse dano é permanente.  

  • Todo surdo é mudo

Mito. O termo surdo-mudo é pejorativo e até ofensivo para os surdos. Ser surdo não significa que a pessoa não consiga produzir sons-vocais com a boca. O aparelho fonador (local onde produzimos a voz) do surdo é exatamente igual ao dos ouvintes, ou seja, eles podem sim desenvolver a fala e/ou produzir sons. 

  • A surdez pode acontecer em um ouvido só 

Verdade. Temos duas orelhas e pode ocorrer de apenas um ouvido ser afetado e ter a sua função comprometida. Essa condição é o que se chama de surdez ou perda auditiva unilateral.

  • Todo surdo faz leitura labial 

Mito. A leitura labial (leitura orofacial) não é uma habilidade natural, portanto, deve ser ensinada assim como a escrita ou leitura. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para ajudar o surdo a desenvolver a leitura orofacial. 

  • Para falar com um surdo, não devo gritar 

Verdade. Além de ser rude e deixar o surdo constrangido, gritar distorce os sons e pode prejudicar mais ainda o entendimento do que foi dito. O melhor a se fazer é falar em um tom normal de conversa, ficar de frente para o surdo e articular bem as palavras. 

 

Quantidade de surdos no Brasil  

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de dois milhões de brasileiros têm deficiência auditiva severa; entre estes, cerca de 344 mil são surdos. E o papel da sociedade é acabar com preconceitos, possibilitando a inclusão, acolhimento e acesso às oportunidades básicas. 

A surdez pode ser genética ou adquirida, e é permanente. Entretanto, ela pode ser gerenciada com sucesso para melhorar a qualidade de vida da pessoa. Portanto, é importante ressaltar a necessidade do Teste da Orelhinha em recém-nascidos para que se conheça a condição e a família escolha a forma de gerenciamento da surdez, podendo ser o uso exclusivo de Libras, oralismo ou bilinguismo. A qualquer suspeita de perda auditiva, um fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista deve ser consultado para se obter os cuidados adequados. 

A Liga Acadêmica de Audiologia da Universidade Federal Fluminense (Liaudio-UFF), é uma instituição estudantil que visa promover ações na área da audiologia, dentre elas a conscientização sobre a surdez e a pessoa surda. Quem tiver interesse de saber um pouco mais sobre esse e outros assuntos, pode entrar contato com as redes sociais da Liga através do @liaudiouff. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde