Ministério da Saúde define calendário de vacinação do pessoal da Educação

Também foram definidos outros grupos prioritários
sábado, 29 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Ministério da Saúde define calendário de vacinação do pessoal da Educação

O Ministério da Saúde definiu nesta semana a ordem de prioridade para vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores da Educação e de pessoas fora dos grupos prioritários, com idades entre 18 e 59 anos, após esta etapa que deverão ser seguidos pelos estados e municípios. Com a decisão, professores de creches e pré-escolas deverão ser os primeiros da fila, e os da educação superior, os últimos. Segundo o ministério, serão incluídos todos os profissionais da Educação, não somente professores – como o pessoal da limpeza, portaria e manutenção das escolas.

Para as pessoas fora dos grupos prioritários com idade entre 18 e 59 anos, a vacinação deverá ocorrer em ordem decrescente de idade, ou seja: primeiro as mais velhas, depois as mais novas. Os profissionais da Educação são o 18º e o 19º grupos prioritários da imunização, conforme o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação. A ordem de prioridade para a vacinação será: creches, pré-escolas, ensino fundamental, médio e profissionalizante, Educação de jovens e adultos (EJA) e ensino superior.Após a vacinação dos professores, as pessoas de 18 a 59 anos que não se encaixam em nenhum grupo prioritário poderão receber a vacina.

O ministério considera que, como estados e municípios vêm relatando pouca demanda em alguns grupos, decidiu-se que a vacinação dos trabalhadores de Educação poderia ser antecipada. ''A justificativa para a antecipação da vacinação deste grupo diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela pandemia na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais. Estes impactos seguramente estão sendo mais importantes justamente nos grupos sociais menos favorecidos", diz o texto. A nota afirma ainda que "as creches e escolas contribuem não apenas para a educação, mas também para a segurança alimentar das crianças, cumprindo ainda outras atribuições sociais importantes".

Ordem geral de vacinação

O documento do Ministério da Saúde informa que as doses serão enviadas da seguinte forma: parte delas para os grupos 14 a 17 do PNO, cuja vacinação já está ocorrendo; grupo 14: pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas com comorbidades; grupo 15: pessoas com deficiência permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC (Benefício de Prestação Continuada);grupo 16: pessoas em situação de rua (18 a 59 anos); grupo 17: funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: