Micro e pequenas empresas podem ter crédito até o fim de 2024

MPEs podem contratar novos empréstimos do Pronampe a partir desta segunda
sexta-feira, 22 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Micro e pequenas empresas podem ter crédito até o fim de 2024

A partir desta segunda-feira, 25, micro e pequenas empresas (MPEs) poderão acessar créditos na nova fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). De acordo com a portaria que regulamenta a medida, as instituições financeiras participantes poderão oferecer as operações de crédito até 31 de dezembro de 2024.

As operações de crédito do Pronampe têm taxas de juros de até 6%, acrescidos da Selic. O prazo de pagamento é de até 48 meses e carência máxima de 11 meses (incluído no prazo) para até 30% do faturamento de 2021 ou 150 mil (o menor dos dois números).

Como fazer a adesão

De acordo com a Receita Federal, para obter o empréstimo será necessário que os empresários compartilhem com a instituição financeira os dados de faturamento de suas empresas. Esse compartilhamento é feito digitalmente, acessando o portal e-CAC, disponível no site da Receita (www.receita.gov.br), clicando em 'autorizar o compartilhamento de dados'.

Se no momento do compartilhamento de dados, o banco não estiver listado na relação de possíveis destinatários, o empresário deve entrar em contato com a agência bancária e verificar a previsão de adesão ao sistema. Os créditos poderão ser utilizados para investimentos e capital de giro isolado e associado, vedada a sua destinação para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios.

Mudanças com as novas regras

- Agora, MEIs (microemprendedores individuais) podem participar do programa e ter acesso a esse crédito. Antes, esse grupo de empresários não era contemplado;

- Empresas com receita bruta anual de até R$ 300 milhões também passam a poder participar do Pronampe. Anteriormente, apenas empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões poderiam aderir às linhas de financiamento;

- O projeto prevê a concessão de crédito garantida pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO) até o fim de 2024, a lei atual só previa até o fim de 2021;

- Empresas contempladas com empréstimos do programa podem demitir funcionários, o que não era permitido pelas regras anteriores;

- Os agentes financeiros do Pronampe não têm mais a exigência de apresentar certidões de regularidade fiscal, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e outras que poderiam restringir o acesso ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito na Modalidade de Garantia (Peac-FGI) e ao Programa de Estímulo ao Crédito (PEC).

Em caso de dúvidas, as empresas associadas e os sindicatos filiados podem entrar em contato com o Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (NAC - Firjan) através do e-mail nac@firjan.com.br.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios