Mestre-sala e porta-bandeira tornam-se Patrimônio Imaterial do Estado

Nova lei estadual já em vigor reconhece a importância do casal, que também é símbolo emblemático das escolas de samba
segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Mestre-sala e porta-bandeira da Imperatriz desfilando (Arquivo AVS)
Mestre-sala e porta-bandeira da Imperatriz desfilando (Arquivo AVS)

Símbolos das escolas de samba, o mestre-sala e a porta-bandeira são agora Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que garante a nova lei estadual 9.588/21, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na semana passada em edição extraordinária do Diário Oficial.

“Os mestres-salas e as porta-bandeiras são mais do que os guardiões da folia. Assim como outros elementos emblemáticos das escolas de samba que desfilam no Estado do Rio, eles também representam o espírito do Carnaval. A lei reconhece a importância das figuras dos casais não só para as agremiações, como para a nossa cultura”, declarou o governador Cláudio Castro.

A nova lei, de autoria do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL), prevê ainda o apoio, por parte dos órgãos do Poder Executivo, a iniciativas de valorização e divulgação deste bem imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que, inclusive, tem data comemorativa no país: o Dia Nacional do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira, celebrado em 24 de novembro.

Com roupas de acabamentos luxuosos e nas cores da escola, a dupla também carrega uma responsabilidade na disputa pelo título de campeã do Carnaval: o desempenho do casal é um dos quesitos avaliados pelos jurados também no carnaval de Nova Friburgo que esse ano foi transferido para os dias 13, 14 e 15 de maio, devido a nova onda de casos recentes de Covid-19 e gripe no município.

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval