Cinco dias depois do início das aulas na rede municipal de ensino, os 200 candidatos aprovados no processo seletivo para apoio da educação especial foram convocados a apresentar documentos necessários para a contratação. Na última sexta-feira, 18, A VOZ DA SERRA publicou reportagem relatando o drama dos pais de crianças com necessidade de ter um profissional nas salas de aula para acompanhar mais de perto seus estudos. São as crianças que têm algum tipo de deficiência e possuem o direito legal de ter um mediador na escola.
As aulas da rede municipal começaram no último dia 14 de fevereiro, mas pais de muitas crianças com deficiência não se sentiram seguros em enviar os filhos para a escola sem a presença desses profissionalis conforme relatou uma mãe de uma criança com Transtorno de Aspectro Autista (TEA). “Minha criança tem 6 anos, mas com maturidade de uma de 2 anos. Tirou a fralda há pouco tempo, mas precisa de auxílio para ir ao banheiro. Como posso mandá-la para a escola? A professora vai deixar todos os alunos na sala para acompanhá-la ao banheiro?,” questionou ela.
Em nota, a prefeitura informou que os candidatos aprovados estão com agendamento de exames admissionais para o início de março. A nota diz ainda que “a previsão é de que a partir de março as escolas municipais sejam contempladas com os mediadores, após o processo de chamamento ser concluído.” Outra preocupação dos pais dos alunos é com o atraso pedagógico. “Meu filho já tem o atraso natural causado pela sua condição especial, tanto é que precisa do auxílio do mediador na sala de aula. E terá mais dificuldades agora por voltar a frequentar a escola depois dos outros amiguinhos. Ainda mais nesse ano em que estará no período de alfabetização”, preocupa-se a mãe de um aluno.
A nota enviada pela prefeitura informou que “a maioria dos alunos está sendo atendida pelas escolas com horários em função da adaptação natural dos primeiros dias, assim como, também, está sendo liberada a Gratificação em Lotação Provisória (GLP) para professores interessados neste atendimento. Além dos profissionais que ainda atuam devido ao contrato vigente de outro processo seletivo.” A prefeitura informou também que as aulas perdidas por alunos que estão sem mediadores serão suplementadas através do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Resultado no site da prefeitura
A lista com os nomes dos 200 candidatos aprovados foi divulgada no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Nova Friburgo na sexta-feira, 18. Os convocados têm até a próxima quinta-feira, 24, para comparecer na Secretaria Municipal de Educação (SME), das 8h30 às 12h, para apresentação dos originais e cópias dos documentos solicitados. Entre as solicitações documentais, estão foto 3x4, certidão de nascimento ou casamento ou união estável, certidão de nascimento e CPF dos filhos (menores de 14 anos), carteira de identidade ou CNH, comprovante de vacinação (Covid-19), título de eleitor e outros. Além disso, uma avaliação médica será realizada pela Subsecretaria de Recursos Humanos. O candidato também deve declarar acumulação ou não acumulação de cargos, empregos ou funções.
A SME fica na Avenida Alberto Braune, 224 (antigo prédio da Oi), 3º andar.
Deixe o seu comentário