Maternidade inclui os testes da orelhinha e da linguinha em recém-nascidos

Exame é capaz de detectar, precocemente, se a criança possui alguma doença auditiva, como surdez
sexta-feira, 23 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Maternidade Dr. Mario Dutra, em Friburgo (Arquivo AVS)
A Maternidade Dr. Mario Dutra, em Friburgo (Arquivo AVS)

Bebês nascidos no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro agora podem ser submetidos ao Teste da Orelhinha na própria unidade, no centro de Nova Friburgo. O teste avalia a audição dos recém-nascidos e é capaz de detectar, precocemente, se a criança possui alguma doença auditiva, como a surdez.  

A Secretaria Municipal de Saúde também incluiu a realização do Teste da Linguinha nos bebês nascidos na maternidade. Esse exame diagnostica se há problemas no freio da língua do recém-nascido, que pode prejudicar a amamentação ou comprometer atos futuros, como engolir, falar, comer e beber.

Esses testes, que são obrigatórios por lei, estavam sendo realizados em Nova Friburgo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O Hospital Maternidade já realizava os testes do Olhinho, do Coraçãozinho e a Consultoria de Amamentação. Agora, com a ampliação dos exames na unidade de saúde, as famílias terão mais facilidade em realizar os exames necessários nos bebês. 

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos), esteve com a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro para conferir de perto a novidade. De acordo com ele, esse é mais um avanço na estruturação da unidade: ‘’Apesar das inúmeras dificuldades, estamos trabalhando para dar um atendimento mais digno para a nossa população’’, observou o prefeito. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde