Bebês nascidos no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro agora podem ser submetidos ao Teste da Orelhinha na própria unidade, no centro de Nova Friburgo. O teste avalia a audição dos recém-nascidos e é capaz de detectar, precocemente, se a criança possui alguma doença auditiva, como a surdez.
A Secretaria Municipal de Saúde também incluiu a realização do Teste da Linguinha nos bebês nascidos na maternidade. Esse exame diagnostica se há problemas no freio da língua do recém-nascido, que pode prejudicar a amamentação ou comprometer atos futuros, como engolir, falar, comer e beber.
Esses testes, que são obrigatórios por lei, estavam sendo realizados em Nova Friburgo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O Hospital Maternidade já realizava os testes do Olhinho, do Coraçãozinho e a Consultoria de Amamentação. Agora, com a ampliação dos exames na unidade de saúde, as famílias terão mais facilidade em realizar os exames necessários nos bebês.
O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos), esteve com a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro para conferir de perto a novidade. De acordo com ele, esse é mais um avanço na estruturação da unidade: ‘’Apesar das inúmeras dificuldades, estamos trabalhando para dar um atendimento mais digno para a nossa população’’, observou o prefeito.
Deixe o seu comentário