Mais de 60% dos fluminenses têm medo do desemprego

Constatação é de mais um estudo recente feito pela Fecomércio
segunda-feira, 07 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Mais de 60% dos fluminenses têm medo do desemprego

Um novo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) com 505 consumidores fluminenses mostra aumento no percentual de pessoas que estão, de alguma forma, com medo de perder o emprego nos próximos três meses devido à crise econômica motivada pela pandemia do coronavírus. Para 64,6% dos cidadãos, esse temor se tornou mais real. No comparativo com a última sondagem, realizada em outubro, é possível observar um acréscimo de cinco pontos percentuais no medo do desemprego.

Economia

A sondagem comprova que caiu a confiança dos consumidores na economia brasileira para os próximos três meses. O índice que captura as expectativas caiu de 102,2 pontos em outubro para 95,6 pontos em novembro. Por outro lado, aumentou marginalmente a confiança na economia fluminense para os próximos três meses dos consumidores. Em outubro, o índice marcou 80,4 pontos enquanto que em novembro o índice subiu para 82 pontos.   

Consumo e renda 

O indicador que mede os gastos com bens duráveis para os próximos três meses aumentou em novembro, talvez influenciado pela Black Friday e pelo Natal. Em outubro, o indicador marcou 109 pontos enquanto que em novembro o indicador havia subido para 112,6 pontos.  

Houve redução da confiança dos consumidores fluminenses a respeito da evolução da renda familiar nos próximos três meses. Em outubro, o indicador havia alcançado 90,5 pontos e em novembro caiu para 75,8 pontos. A redução pode estar relacionada à lenta recuperação do mercado de trabalho bem como à redução do auxílio emergencial.  

Endividamento e inadimplência

A pesquisa também constatou que entre os consumidores fluminenses ocorreu redução do percentual de entrevistados que disseram não estar endividados. Em outubro, o percentual alcançou 33,3%. Em novembro, foi igual a 27,9%.  

Houve, ainda, aumento do número de fluminenses inadimplentes: 22% afirmam que estão com poucas restrições. O estudo mostra que 18,4% estão inadimplentes, frente aos 16,4% de outubro. O número de cidadãos muito inadimplentes subiu de 8,8% para 12,3%. Vale ressaltar que 47,3% dos entrevistados responderam que não possuem dívidas a pagar. Em outubro, esse número foi igual a 52,6%.  

Em relação ao ranking de inadimplência, o cartão de crédito lidera com 50,2%, seguido pelas contas de luz, gás, água, telefone e internet (44,3%), gastos com escola, faculdade e cursos (25,5%) e crédito pessoal (23,9%).

A Fecomércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 314 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego | negócios