Subiu para 2.270 o total de crianças já vacinadas contra a Covid-19 em Nova Friburgo, segundo balanço divulgado pela prefeitura nesta sexta-feira, 4. Dessas, 1.612 receberam a primeira dose só nesta semana, faltando apenas uma para o início do ano letivo, que será 100% presencial.
A adesão, contudo, continua baixa: esse contingente mirim representa apenas 7,56% do universo de 30 mil alunos de 5 a 11 anos matriculados nas redes pública e particular, de acordo com o Censo Escolar do município.
A Secretaria Municipal de Saúde reconhece que a imunização pediátrica está abaixo do esperado, como ocorre em outras cidades do país. Porém, segundo a equipe de imunização, esta semana houve uma adesão maior, com a ampliação do público-alvo.
Pela contagem anterior, somente 658 crianças haviam recebido a vacina pediátrica em duas semanas de campanha, apenas 2,19% do público-alvo.
Cronograma da vacinação na próxima semana
Nesta próxima semana, a imunização contra Covid em Friburgo incluirá doses iniciais, intermediárias e de reforço para todos os públicos, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Na quarta e quinta-feira, dias 9 e 10, serão vacinadas crianças de 9 e 8 anos de idade que não tenham comorbidades. As de 5 a 11 anos que são do grupo de risco (comorbidade ou deficiência permanente) poderão tomar a vacina na quinta, 10.
Já a campanha de reforço para adultos acontece em dois dias para públicos diferentes. Na terça, 8, toda a população com mais de 18 anos que recebeu a segunda dose até 15 de outubro poderá se vacinar novamente. Já na sexta, 11, os imunossuprimidos e todos que tomaram a Janssen poderão receber a nova dose.
Em relação à segunda dose, na terça, 8, será aplicada a Pfizer e na sexta, 11, a Astrazeneca e a Coronavac.
A repescagem para quem ainda não se vacinou será realizada na sexta, 11, na Uerj, na Lagoinha.
A vacinação de crianças em Friburgo
Em Nova Friburgo, a vacinação infantil começou, há duas semanas, pelas crianças de 11 anos com comorbidades e todas de 5 a 11 anos com necessidades especiais atendidas em instituições como Apae, Afape, Pestalozzi e abrigos. Mas foi liberada uma xepa para todas, a fim de que nenhuma dose fosse desperdiçada depois de abertas as ampolas.
Esta semana foram vacinadas crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades nem deficiência. Até o fim de fevereiro a prefeitura planeja imunizar todas as crianças com mais de 5 anos, em um cronograma que dependerá da chegada de novas remessas.
Para aumentar a adesão, a Secretaria Municipal de Educação planeja uma campanha de conscientização e informação para a comunidade escolar sobre a necessidade de vacinação contra Covid-19 em crianças, logo no início do ano letivo.
Ensino 100% presencial este ano
Em Nova Friburgo, depois de dois anos podendo oferecer o ensino remoto, as escolas deverão voltar a funcionar, 100% presencialmente, neste mês de fevereiro. O início das aulas nas 122 escolas municipais, com 18 mil alunos, foi adiado do dia 7 para o dia 14.
Entre as cerca de 60 escolas particulares, que atendem aproximadamente 12 mil alunos, a maioria retoma as aulas na próxima segunda, 7, assim como a rede estadual.
Os conselhos Municipal e Estadual de Educação não liberaram a educação remota para o ano letivo de 2022.
Como mostrou A VOZ DA SERRA no fim de semana, a diretora executiva do Unicef, Henrietta Fore, apoia a vacinação pediátrica contra a Covid, mas defende que o retorno às aulas não seja condicionado à imunização. “Não façam da vacinação um pré-requisito para o ensino presencial. Ao condicionar o acesso à educação presencial à vacinação contra a Covid-19, corre-se o risco de negar às crianças o acesso à educação e aumentar as desigualdades. Em consonância com as recomendações da OMS, o Unicef recomenda manter as escolas abertas e garantir que as estratégias de controle da Covid-19 dos países facilitem a participação das crianças na educação e em outros aspectos da vida social, mesmo sem a vacinação de crianças e adolescentes”, declarou.
Vacinação pediátrica só com Coronavac e Pfizer
O imunizante pediátrico tem dosagem e composição diferentes da versão adulta. A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). O esquema vacinal para esse público terá o intervalo de oito semanas.
Com o objetivo de ampliar a informação, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo explica que, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde, de acordo com os estudos científicos que comprovam a eficácia e segurança dos imunizantes, a Coronavac e a Pfizer são as únicas vacinas que podem ser aplicadas nas crianças.
Entretanto, a Coronavac só pode ser aplicada em crianças com mais de 6 anos que não têm comorbidades. Já a Pfizer pediátrica, em todos os públicos dessa faixa etária.
A imunização requer determinados cuidados, como a agulha e diluição das doses. Até por isso, não é indicado que haja a aplicação de mais de uma vacina no mesmo dia. Diante disso, antes da campanha ser realizada, os profissionais de saúde foram capacitados para realizar a vacinação nas crianças.
"E o mais importante, a vacina salva vidas! Cada vez mais notamos a eficácia dos imunizantes no nosso dia-a-dia. Por isso, vacinem-se", frisa a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano.
-
A Coronavac só pode ser aplicada em crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade;
-
A Pfizer é a única farmacêutica com uma vacina específica para crianças;
-
Os responsáveis não precisam assinar autorização, apenas acompanhar a criança no momento da vacina;
-
A vacina é aplicada com agulha exclusiva para os menores;
-
Vacinas salvam vidas.
Deixe o seu comentário