Maior feira de moda íntima, praia e fitness do Brasil, Fevest começa nesta quinta

Friburgo se consolida na produção de 25% de peças do mercado nacional, diz presidente do Sindvest
quarta-feira, 31 de agosto de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Maior feira de moda íntima, praia e fitness do Brasil, Fevest começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira, 1º de setembro, a 30ª edição da Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria Prima (Fevest). O evento  consolida o Polo de Nova Friburgo e região como o maior produtor do mercado brasileiro do setor, mesmo depois da crise causada pela pandemia da Covid-19. O evento, que acontece até domingo, 4, será realizado em novo formato, com vendas no varejo e no atacado e trará as mais recentes tendências do mercado. Há 11 anos à frente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), entidade que realiza a feira, o empresário Marcelo Porto conversou com A VOZ DA SERRA sobre a expectativa do setor para a 30ª edição da maior feira de moda íntima, praia e fitness do Brasil.

AVS: Como está sendo a retomada do setor depois da crise causada pela pandemia?

Marcelo Porto: A retomada está sendo gradual, não paramos de trabalhar mesmo com a pandemia. E a Fevest vem para fortalecer o Polo de Moda Íntima, mostrar que ainda somos a Capital da Lingerie, e vamos além com produtos de excelentes qualidades nas modas fitness, praia e linha noite.

Depois de dois anos sem ser realizada, como será a 30ª Fevest?

Entendemos que é momento de fortalecer as vendas no atacado, de atender grandes compradores das peças fabricadas pelo polo, mas também aquecer o setor com vendas a varejo. Impossibilitados de realizar a Fevest em 2020 e 2021, continuamos atentos à demanda e, por conta da pandemia, o site da Fevest foi acessado por pessoas de mais de 700 cidades brasileiras. De certa forma, este foi o nosso termômetro para decidir que era chegada a hora de realizar uma grande feira, como sempre fizemos.

Como está a preparação para a Fevest?

Muita correria, mas unindo esforços realizaremos, talvez, uma das melhores feiras que já produzimos. Os expositores estão bastante animados com a venda a varejo nos quatro dias, o que não os impossibilita de também fechar grandes negócios. Felizmente, o Brasil sabe que o Polo de Moda Íntima é importante não só para a economia regional, mas para o país. Há de se considerar que o nosso polo é responsável por 25% da produção do mercado brasileiro de peças íntimas, praia e fitness, ou seja: a cada dez mulheres no país, quatro usam peças produzidas aqui.

E a chegada de novas parcerias para a Fevest, como está acontecendo?

Todos os anos firmamos ótimas parcerias para que o evento se realize e este ano não está sendo diferente. O Sistema Fecomércio RJ, através do Senac, é quem apresenta a Fevest 2022. O Sindvest realiza a feira e temos o patrocínio master do Sistema Firjan e do Sebrae. Também o patrocínio dos Correios, da Energisa, Audaces, Unimed Serrana, Vinil Sul e Frionline. Os apoios também são muito importantes para um evento do porte da Fevest e para isso estamos contando com a Prefeitura de Nova Friburgo, a Fecomércio RJ, CDL, Sincomércio, Acianf e do Nova Friburgo Country Clube. E temos a Teia de Eventos e a Agência Improvement, que nos auxiliam na produção. 

Como serão as vendas na Fevest?

Serão quatro dias de vendas a varejo e atacado. Desejamos e acreditamos que muitos empreendedores visitem a feira para fechar grandes negócios, mas também os empreendedores de menor porte, que precisam trabalhar e ajudar a roda da economia girar. Quem visitar a Fevest não se arrependerá. Teremos muitos lançamentos e empresas novas, que participam da feira pela primeira vez.

Qual o diferencial dessa edição para as outras?

A cada edição buscamos diferenciais. Dessa vez é o momento de celebrarmos todos os corpos. O tamanho plus size, por exemplo, deixou de ser fabricado só em peças básicas e ganhou modelagens mais sofisticadas, não só para lingeries, mas também peças fitness, praia e linha noite. Das 200 empresas associadas ao Sindvest, 39 fabricam peças para pessoas que vestem plus size. O polo caminha de acordo com as demandas e as novas tendências. É muito importante quando os confeccionistas entendem e passam a fabricar peças para todo tipo de público. Teremos também  palestras para atualizar os confeccionistas e alertar sobre as nossas responsabilidades com o meio ambiente. Teremos o lançamento de selos dos Correios, que destaca a moda íntima; a presença de profissionais vips como Dudu Bertholini, Aline Campos e Jesus Luz, e muito mais.     

Qual o tamanho do Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e região?

O polo é responsável por 25% da produção do mercado nacional de peças íntimas, moda praia, fitness e linha noite. O Sindvest atua em Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Carmo, Sumidouro, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto. São aproximadamente 2.700 confecções, mais de 150 lojas do ramo e mais de 100 milhões de peças produzidas por ano pelo polo, que emprega cerca de 20 mil pessoas.

Qual o diferencial do polo de Nova Friburgo para os demais do Brasil?

Um diferencial nosso é o projeto Integrador Novos Talentos, desenvolvido pelo Senai Espaço da Moda, que tem como objetivo permitir que as empresas conheçam os novos profissionais da cadeia, estabelecendo uma forma de comunicação entre aluno e empresa. O projeto nasceu em 2015, após uma viagem minha ao Japão, onde percebi que era possível unir o talento à mão na massa para aprimorar as técnicas. A proposta é que de fato esse aluno seja protagonista e esteja preparado para tudo o que o mercado da moda exige.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: moda | negócios