Maio Amarelo: um mês de alerta sobre os perigos no trânsito

Levantamento do ISP mostra que 3 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante por dia no estado em 2021
quinta-feira, 05 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Maio Amarelo: um mês de alerta sobre os perigos no trânsito

Prevenir acidentes e zelar pela segurança no trânsito devem ser tarefas de todos os dias, mas neste quinto mês do ano, a campanha Maio Amarelo chama atenção para a necessidade maior conscientização dos motoristas e também dos pedestres. Ainda mais, devido aos números alarmantes da violência no trânsito. Só no ano passado, pelo menos 1.218 pessoas foram autuadas por dirigirem embriagadas ou sob efeito de drogas no Estado do Rio de Janeiro, segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública do Estado (ISP) a partir de relatórios das operações Lei Seca, realizadas em todo o Estado, inclusive em Nova Friburgo. Isso significa que, a cada 24 horas, três pessoas foram flagradas embriagadas ao volante e mais de dois terços desses motoristas tinham entre 30 e 59 anos. A maior parte dessas ocorrências aconteceu na capital (a Barra da Tijuca foi o bairro com o maior número de registros), seguida por Niterói e Volta Redonda. 

O painel ISP Trânsito analisa o número de vítimas e acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro, e tem como objetivo colaborar com dados para o debate e a construção de um trânsito mais seguro. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que o tema da campanha do Maio Amarelo de 2022 é “Juntos salvamos vidas”.

A plataforma mostra também que no último ano foram registrados 17.760 acidentes, 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito - a maior parte dessas ocorrências aconteceu no município do Rio, entre 18h e 0h.

“O ISP Trânsito é muito importante para incrementar as políticas públicas e informar a sociedade para, assim, evitar os acidentes de trânsito. O trabalho avançou muito, mas ainda temos muito o que fazer. Esses dados, principalmente os de embriaguez ao volante, são preocupantes e mostram também a importância da Operação Lei Seca. A conscientização é o caminho, e o respeito e a responsabilidade no trânsito é dever de todos nós”,  afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Operação Lei Seca

Em março, a Operação Lei Seca comemorou 13 anos de existência com mais de três milhões de motoristas abordados em todo o Estado. O trabalho realizado pela operação inclui também conscientização nas ruas, eventos, bares e restaurantes, além de palestras em escolas, universidades e empresas de todo o Estado. 

Em 2021, cerca de 154 mil motoristas foram abordados pelas blitzes realizadas nas ruas do Estado do Rio e os agentes realizaram mais de 2.600 ações de fiscalização e cerca de 800 ações de educação. “A missão da Operação Lei Seca é salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro, por isso atuamos diariamente buscando conscientizar a população sobre os riscos da mistura de álcool e direção”, ressaltou o tenente-coronel PM Fábio Pinho, superintendente da Operação Lei Seca.

Em Nova Friburgo, ação da Smomu 

Os agentes de trânsito da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo (Smomu) também estão promovendo ações específicas de orientação de motoristas e pedestres no município com vistas a prevenir acidentes de trânsito. Através das redes sociais da Smomu está sendo divulgado um material didático com orientações sobre segurança no trânsito,  produzido pela Secretaria Nacional de Trânsito e outras entidades ligadas ao setor, como a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Senat).

Ao longo deste mês de atenção ao trânsito, a campanha empreendida pela Smomu em Nova Friburgo salienta que juntos podemos salvar vidas. Nas artes divulgadas é citado, por exemplo, que “ao entrar no veículo o motorista e os passageiros não devem, nunca, se esquecer de usar o cinto de segurança. Uma das mensagens do material é: “Rolé com os amigos tem que ser assim, seguro! Começando bem para terminar bem”.

Outra arte mostra que “Para o rolé não dar ruim, não misture bebida com direção. Deixe o carro em casa e combine a volta com o motorista da rodada. Vale também chamar o táxi ou acionar o app de transporte. Faça sua parte”. E complementa: “Melhor que o rolezinho é voltar para casa em segurança. Nunca dirija depois de beber”.

 

LEIA MAIS

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura para saber se há registros de outros ataques de cães no centro da cidade

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra