Liga Friburguense de Futebol de Botão é fundada com calendário de eventos

Potencializar e expandir a modalidade: alguns dos objetivos do movimento criado em dezembro
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
por Vinicius Gastin
Jonas Kojala é um dos mentores da Liga Friburguense: potenciais da cidade neste esporte se unem no novo movimento
Jonas Kojala é um dos mentores da Liga Friburguense: potenciais da cidade neste esporte se unem no novo movimento

        Nos últimos anos tornou-se comum acompanhar a saga e as conquistas dos jogadores de futebol de mesa de Nova Friburgo. Modalidade tradicional e antiga, ela cada vez mais cai no gosto dos friburguenses, e aqueles responsáveis por promover e disseminar a prática, se organizam para expandi-la e perpetuá-la. A partir desta reunião de abnegados e apaixonados pelas palhetas, surge a Liga Friburguense de Futebol de Botão.

        Fundada oficialmente no final de dezembro de 2021, a entidade se intitula como “um movimento para facilitar a integração entre praticantes, clubes e associações, através de eventos, amistosos, torneios, campeonatos, reuniões, confraternização e viagens.”

        Para colocar toda esta ideia em prática, foi criado um calendário integrado anual para nortear a realização de eventos, definindo datas, locais, participantes e demais detalhes das disputas. Elas, inclusive, poderão contar com a participação de botonistas individuais, sem vínculo com equipes ou federações.

        O primeiro destes eventos programados no calendário acontece neste sábado 22, a partir das 10h, na sede do Friburguense Atlético Clube, no bairro Olaria. A atividade inaugural é válida pela etapa inicial da temporada 2022 na modalidade Pastilha. No dia 19 de fevereiro, será dado o pontapé inicial para a modalidade Dadinho, no Nova Friburgo Futebol Clube, e em 26 de março, para o Carpete, na sede da Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM).

        Ainda de acordo com calendário integrado anual, as primeiras etapas vão acontecer nos dias 30 de abril, na  modalidade Pastilha, no Nova Friburgo Futebol Clube; dia 21 de maio para a modalidade Dadinho, na AFFM, e 25 de junho para a Carpete, no Friburguense.

A etapa dois terá início em 30 de julho para os botonistas da categoria Pastilha, na AFFM, e prossegue no dia 27 de agosto, no Friburguense, para a Dadinho, e se encerra em 24 de setembro no Nova Friburgo, com a Carpete. A 3ª e última etapa começa em 29 de outubro no Friburguense, com a modalidade Pastilha, e prossegue em 26 de novembro com a categoria Dadinho, no Nova Friburgo, terminado em 10 de dezembro na AFFM, com as definições da Carpete.

        Além deste calendário (com datas e locais sujeitos a alterações), há também uma programação de eventos públicos para 2022. O primeiro deles é a Taça Aniversário de Nova Friburgo, a ser promovida no dia 16 de maio, na Praça Dermeval Barbosa Moreira que também deve receber outras três atividades ainda este ano: o Torneio Dia das Crianças, em 12 e outubro; o Torneio Copa do Mundo, no dia 27 de novembro, e a segunda edição do Botão Noel, marcada para 18 de dezembro.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: