Lei Seca inicia Operação Verão em Friburgo no fim de dezembro

Além das operações noturnas, blitzes diurnas serão realizadas em pontos turísticos e de lazer de todo o estado
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Lei Seca inicia Operação Verão em Friburgo no fim de dezembro

A Operação Lei Seca iniciou na segunda-feira, 21, a Operação Verão, com blitzes diurnas de fiscalização e conscientização nos principais pontos turísticos e de lazer, no município do Rio de Janeiro. Em Nova Friburgo, a operação deve acontecer ao longo dos últimos dias de dezembro e até o fim da estação.

De acordo com o Detran-RJ, em outubro passado uma operação estava programada para o último dia 24, na Rua Padre Roberto Saboia de Medeiros, no Paissandu, mas, devido à forte chuva, não chegou a ser realizada.

Durante todo o verão também serão intensificadas as ações educativas nas áreas de lazer e praias a fim de alertar a população sobre os riscos de beber e dirigir. Segundo informou o governo do estado, as blitzes noturnas continuarão acontecendo normalmente.

Novos procedimentos

As blitzes de fiscalização da Lei Seca ficaram suspensas por quase sete meses devido à pandemia da Covid-19 e retornaram no mês de outubro, com novos procedimentos orientados pela Secretaria Estadual de Saúde para não expor a risco de contaminação os agentes e nem a população.

Na última edição da Operação Verão, que aconteceu de 16 de janeiro a 15 de março deste ano, foram realizadas 94 ações em todo o Estado. Cerca de 5.500 motoristas foram abordados, destes, 423 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 7,6% do total de abordados.

Neste novo modelo da blitz é feita uma triagem com o uso de etilômetro passivo, ou seja, sem necessidade de sopro e sem contato com o motorista. Sendo detectada a presença de álcool é realizada uma segunda triagem, e caso o resultado dê positivo novamente é realizado o tradicional teste do bafômetro com o bocal descartável e todos os procedimentos de higiene. Após o uso dos aparelhos eles são higienizados com hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária).

Durante a abordagem, o motorista e o policial ficam separados por uma barreira protetora de plástico transparente. Neste momento o motorista apresenta os documentos para que o agente do Detran faça imediatamente a verificação.

Em todas as blitzes são disponibilizados totens de álcool em gel com acionamento via pedal para os motoristas abordados e para os agentes que atuam na Operação.

A reorganização na estrutura da blitz da Lei Seca leva em consideração um maior distanciamento entre as pessoas. Todos os profissionais que atuam na Operação utilizam máscaras e protetor facial (face shield).

 

LEIA MAIS

Empresa diz que itinerários normais serão retomados assim que circulação segura dos ônibus for possível

Apesar da gravidade do acidente, não houve feridos. Cruzamento é movimentado e precário de sinalização

Circulação de veículos com escapamento aberto aumentou, principalmente com a proliferação dos serviços de entregas em domicílio

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito