Janeiro registra aumento de 355% no número de casos de Covid em Friburgo

Até o momento, não há casos confirmados da variante Ômicron no município, apenas uma suspeita em investigação
quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Janeiro registra aumento de 355% no número de casos de Covid  em Friburgo

Assim como em todo o Brasil, os casos de Covid-19 estão aumentando rapidamente em Nova Friburgo. Somente entre os últimos dias 3 e 11, foram registrados no município 246 casos positivos da doença. Nos últimos oito dias, o número de casos de Covid-19 já é 355% maior que os registrados durante todo o mês de dezembro de 2021, quando houve 54 testes positivos no município.

A justificativa para esse aumento, de acordo com especialistas, é a chegada da variante Ômicron no país, que foi descoberta no continente africano e é mais transmissível, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 7, a nova variante já era responsável por 98,1% dos casos confirmados de Covid-19 na capital fluminense. Na terça-feira, 11, a cidade do Rio teve mais de 9.300 mil casos de Covid-19 confirmados em um só dia — o maior número desde o início da pandemia.

Em Nova Friburgo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há um caso suspeito da nova variante no município. Em nota, a prefeitura informou que “as amostras dos testes são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ) na capital do Estado, a partir de um protocolo de orientação do Governo do Estado do Rio de Janeiro para sequenciamento e avaliação.” No entanto, não foi informado qual é esse protocolo. 

No Painel de Monitoramento da Covid-19 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, constam 75 amostras de Nova Friburgo analisadas até o último dia 7 – coletadas entre 1º de abril de 2021 e 30 de dezembro de 2021. Dessas, 57% confirmadas para a variante Delta, 41% para a Gamma e 1% sugestiva para a Ômicron.

Mais testes 

Com aumento do número de casos e a consequente procura por assistência médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Raul Sertã, a prefeitura determinou o funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19 no último fim de semana, dias 8 e 9. Apenas nesses dois dias foram feitos no local 171 testes e 62 deram resultado positivo.

Conforme consta no último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo em seus canais oficiais, na terça-feira, 11, havia cinco pessoas internadas em enfermarias para o tratamento da Covid-19 nos hospitais locais. O último óbito ocorreu no dia 14 de dezembro de 2021.  Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde relaciona esse fato à eficácia da vacina contra o vírus.

Nove internados com gripe

Além da Covid-19, os casos de Influenza também registraram crescimento exponencial em Nova Friburgo nos últimos dias. De acordo com a prefeitura, na terça-feira, 11, havia nove pessoas diagnosticadas com o vírus da gripe internadas, tanto na rede pública quanto nos hospitais particulares. Também até a última terça-feira, 441 pessoas haviam testado positivo para a gripe em Nova Friburgo. 

De acordo com a prefeitura, apenas dois casos de Influenza A H3N2 foram confirmados. A nota enviada pela prefeitura informou ainda que “dois óbitos foram registrados pelo vírus Influenza. Cabe ressaltar que, nesses casos, os pacientes já possuíam outras implicações e enfermidades. No município, mais de 1300 pessoas já fizeram o teste para Influenza em alguma unidade de saúde, seja particular ou pública.”

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde