Assim como em todo o Brasil, os casos de Covid-19 estão aumentando rapidamente em Nova Friburgo. Somente entre os últimos dias 3 e 11, foram registrados no município 246 casos positivos da doença. Nos últimos oito dias, o número de casos de Covid-19 já é 355% maior que os registrados durante todo o mês de dezembro de 2021, quando houve 54 testes positivos no município.
A justificativa para esse aumento, de acordo com especialistas, é a chegada da variante Ômicron no país, que foi descoberta no continente africano e é mais transmissível, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 7, a nova variante já era responsável por 98,1% dos casos confirmados de Covid-19 na capital fluminense. Na terça-feira, 11, a cidade do Rio teve mais de 9.300 mil casos de Covid-19 confirmados em um só dia — o maior número desde o início da pandemia.
Em Nova Friburgo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há um caso suspeito da nova variante no município. Em nota, a prefeitura informou que “as amostras dos testes são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ) na capital do Estado, a partir de um protocolo de orientação do Governo do Estado do Rio de Janeiro para sequenciamento e avaliação.” No entanto, não foi informado qual é esse protocolo.
No Painel de Monitoramento da Covid-19 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, constam 75 amostras de Nova Friburgo analisadas até o último dia 7 – coletadas entre 1º de abril de 2021 e 30 de dezembro de 2021. Dessas, 57% confirmadas para a variante Delta, 41% para a Gamma e 1% sugestiva para a Ômicron.
Mais testes
Com aumento do número de casos e a consequente procura por assistência médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Raul Sertã, a prefeitura determinou o funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19 no último fim de semana, dias 8 e 9. Apenas nesses dois dias foram feitos no local 171 testes e 62 deram resultado positivo.
Conforme consta no último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo em seus canais oficiais, na terça-feira, 11, havia cinco pessoas internadas em enfermarias para o tratamento da Covid-19 nos hospitais locais. O último óbito ocorreu no dia 14 de dezembro de 2021. Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde relaciona esse fato à eficácia da vacina contra o vírus.
Nove internados com gripe
Além da Covid-19, os casos de Influenza também registraram crescimento exponencial em Nova Friburgo nos últimos dias. De acordo com a prefeitura, na terça-feira, 11, havia nove pessoas diagnosticadas com o vírus da gripe internadas, tanto na rede pública quanto nos hospitais particulares. Também até a última terça-feira, 441 pessoas haviam testado positivo para a gripe em Nova Friburgo.
De acordo com a prefeitura, apenas dois casos de Influenza A H3N2 foram confirmados. A nota enviada pela prefeitura informou ainda que “dois óbitos foram registrados pelo vírus Influenza. Cabe ressaltar que, nesses casos, os pacientes já possuíam outras implicações e enfermidades. No município, mais de 1300 pessoas já fizeram o teste para Influenza em alguma unidade de saúde, seja particular ou pública.”
Deixe o seu comentário