A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, anunciou no final do ano passado que em fevereiro de 2024 vai disponibilizar os boletos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD) e foro. Porém, desde quinta-feira, 1º, muitos contribuintes vêm acessando o site da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br) para consultar os valores dos tributos e gerar os boletos, mas não conseguem efetuar a operação.
Vários deles entraram em contato com a redação de A VOZ DA SERRA nesta sexta-feira, 2, para denunciar o fato. “Ao abrir o site da prefeitura, aparece logo no alto da tela uma mensagem que diz: IPTU 2024 - contribuintes poderão pagar cota única com desconto - mas ao clicar nela, aparece um texto com informações sobre a cobrança e o calendário com as datas de vencimento. Não há um link para digitação do número de inscrição do imóvel, dados do proprietário e, por fim, a geração e emissão do boleto para pagamento. Quero me programar e pagar logo o tributo, mas não consigo”, reclamou o contribuinte Aluízio Alencar.
Procuramos, então, a prefeitura, para saber a partir de qual data os boletos poderão ser gerados para pagamento, mas até o fechamento desta edição não recebemos resposta. Vale lembrar que assim que os boletos do IPTU estiverem disponíveis para pagamento, os contribuintes deverão se programar, pois o calendário de vencimentos começa no próximo dia 10 de março, data limite para quitação da cota única com desconto de 10% para quem estiver em dia até o ano passado ou o pagamento da primeira das dez parcelas. Quem não estiver em dia até 2023 e quiser pagar o IPTU 2024 em cota única terá 2% de desconto. O parcelamento em dez vezes terá vencimento todos os dias 10 de cada mês, de março a dezembro. O IPTU este ano terá reajuste médio de 4,78%.
O Calendário Fiscal de Nova Friburgo para o exercício de 2024, está previsto no decreto municipal 2.619 de, 29 de dezembro de 2023, de acordo com a legislação em vigor. Segundo anunciou a prefeitura, no final do ano passado, os boletos também poderão ser gerados diretamente na sede da Secretaria Municipal de Finanças, que funciona no prédio da prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 225. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h. Será preciso apresentar a guia ou o carnê do ano anterior.
Confira as datas para o pagamento
-
Primeira Cota: até 10 de março
-
Segunda Cota: até 10 de abril
-
Terceira Cota: até 10 de maio
-
Quarta Cota: até 10 de junho
-
Quinta Cota: até 10 de julho
-
Sexta Cota: até 10 de agosto
-
Sétima Cota: até 10 de setembro
-
Oitava Cota: até 10 de outubro
-
Nona Cota: até 10 de novembro
-
Décima Cota: até 10 de dezembro
Deixe o seu comentário