IPTU e Foro: falha prejudica a geração de boletos no site da prefeitura

Alguns contribuintes já haviam denunciado o problema desde a semana passada
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou um comunicado na tarde desta segunda-feira, 19, em suas redes sociais informando que um problema sistêmico tem impedido alguns contribuintes de gerarem os boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Foro 2024, no site da prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão (Fazenda), a falha técnica é de responsabilidade da empresa terceirizada e fornecedora de software, e que a prefeitura “está empregando todos os esforços para liberar os carnês o quanto antes aos cidadãos, através de seu site.

O problema já vem sendo denunciado por leitores à redação de A VOZ DA SERRA desde a semana. Muitos estão preocupados, pois se a falha persistir, temem não haver tempo hábil para a quitação dos tributos municipais. O calendário de vencimentos do IPTU e do Foro terá início a partir de 10 de março. Nesta data, quem quitar os tributos em cota única terá desconto de 10% (se estiver em dia até 2023; o contribuinte que não estiver em dia, mas optar pela quitação de uma vez terá 2% de desconto). 

Em 10 de março vence também a primeira das dez cotas do IPTU, para quem preferir parcelá-lo. Nesta opção, não há desconto. O IPTU 2024 tem reajuste este ano de 4,72%. Já o foro deve ser pago em uma única parcela, até 10 de março, com desconto de 10% ou até 31 de dezembro. 

Vale lembrar que junto com as guias para pagamento do IPTU é cobrada também a Taxa de Coleta de Lixo Doméstico (TCLD), cujo valor arrecadado é repassado para a concessionária Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), responsável pelo serviço no município.     

Calendário de vencimentos do IPTU 

  • Primeira Cota ou Cota Única: até 10 de março 

  • Segunda Cota: até 10 de abril 

  • Terceira Cota: até 10 de maio 

  • Quarta Cota: até 10 de junho 

  • Quinta Cota: até 10 de julho 

  • Sexta Cota: até 10 de agosto 

  • Sétima Cota: até 10 de setembro 

  • Oitava Cota: até 10 de outubro 

  • Nona Cota: até 10 de novembro 

  • Décima Cota: até 10 de dezembro 

Foro 

  • Até 10 de março, com 10% de desconto
  • Até 31 de dezembro, sem desconto 
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: