A importância da literatura é gigante quando o assunto é a criação da identidade cultural do nosso país. Segundo o sociólogo, crítico literário, ensaísta e professor Antonio Candido (de Mello e Souza, 1918-2017), o período do Romantismo e do Modernismo foram decisivos para que a literatura brasileira ganhasse maior autonomia, principalmente na Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22.
Seguindo essa lógica, por meio do texto literário é possível refletir sobre o modo de ver a vida e de se posicionar no mundo. Além disso, o texto literário é responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos.
Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheçam a importância da literatura para o desenvolvimento infantil e juvenil.
Do ensino infantil ao novo ensino médio
De maneira bem simplificada, o letramento literário é um conjunto de práticas que envolvem a interação entre leitor e texto literário. O ambiente da sala de aula é um dos principais lugares para se trabalhar com isso. Por esse motivo, ela deve ser um local em que os educadores direcionam seus alunos a se interessarem por leitura, desde o ensino infantil até o novo ensino médio.
Tendo como objetivo principal desse letramento, a construção dos significados em relação ao texto literário lido tanto dentro quanto fora da sala de aula. É a partir do desenvolvimento do hábito de leitura que as crianças e os jovens praticam interpretação de texto, escrita e ampliação do vocabulário. Além de ser um meio de desenvolver habilidades socioemocionais.
O hábito de leitura faz com que as crianças e os jovens ampliem a sua imaginação, trabalhem com a criatividade e aprendam a interpretar o mundo. Além disso, algo que também ajuda no desenvolvimento de emoções e valores é a capacidade da literatura de construir uma ponte entre o que é realidade e o mundo da fantasia. Isso permite uma identificação do aluno com a história e com os personagens envolvidos.
Um dos principais objetivos da literatura é dispor ao leitor experiências únicas com o texto. Em outras palavras: para crianças e adolescentes, é um convite à liberdade de expressão, isto é, os alunos podem expressar seus sentimentos, aprender e refletir sobre suas próprias emoções, o que é super importante para o desenvolvimento infantil e juvenil.
Por isso é tão importante que a escola trabalhe o texto literário no ensino infantil. Quando inserido desde cedo na vida de uma pessoa, ela passa a criar gosto pela leitura. Com essa atividade presente no dia a dia da criança, há como trabalhar processos pedagógicos por meio de recursos lúdicos, como a contação de histórias.
A mesma lógica se aplica ao ensino médio. A adolescência é um período de muitas mudanças e alterações hormonais. Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.
Deixe o seu comentário