Em visita a Nova Friburgo, na última quinta-feira, 30, o governador Cláudio Castro entregou a obra do sistema de drenagem no centro da cidade, que pretende evitar alagamentos no centro da cidade, com cerimônia na Rua Farinha Filho, e conferiu o andamento das obras do Hospital de Oncologia Francisco Faria, nas instalações do antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs), na Ponte da Saudade. Ao todo foram investidos R$ 64,9 milhões nas duas obras.
Durante a visita, o governador disse que a entrega das obras do hospital oncológico está prevista para o segundo semestre de 2024. Os serviços de drenagem e pavimentação executados pela Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras Públicas evitarão a ocorrência de novos alagamentos na região devido à troca das antigas manilhas por uma galeria de 1,5 x 2,5 metros.
Já o Hospital do Câncer é uma demanda antiga dos moradores. Para Castro, a unidade, quando entrar em funcionamento, atenderá não apenas os friburguenses, mas pacientes oncológicos de todas as cidades do entorno, que hoje precisam viajar a Teresópolis, Petrópolis ou ao Rio de Janeiro para submeterem-se ao tratamento.
“É uma obra que estava há dez anos parada e que está se tornando realidade. Um hospital de alta complexidade, que na segunda fase terá a implementação do serviço de radioterapia. Não tem como fazer um hospital desse tamanho sem a radioterapia. A obra está em pleno vapor”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Inaugurado novo sistema de drenagem no Centro
O secretário estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan de Andrade, também participou na quinta-feira da inauguração do novo sistema de drenagem do Centro de Nova Friburgo, em uma cerimônia na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Ele frisou o esforço do Governo do Estado para evitar alagamentos nas ruas centrais da cidade sempre que chove forte.
“Com esse investimento, o Governo do Estado do Rio de Janeiro está combatendo as enchentes históricas, com trabalhos de drenagem no centro de Nova Friburgo. A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas realizou essa intervenção desde o ano passado, com o objetivo de minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas, com os alagamentos e enchentes”, destacou Uruan, lembrando que as antigas manilhas que captavam as águas das chuvas foram substituídas por galerias de maior diâmetro que irão permitir mais vazão das enxurradas.
Prefeito Johnny Maycon vaiado
Durante a cerimônia no centro da cidade, com a presença do governador, o prefeito Johnny Maycon foi vaiado por profissionais da enfermagem, guardas municipais e mães de crianças beneficiadas pela educação especial. O prefeito ignorou o protesto e, inclusive, deu as costas para a população. Na ocasião, o governador Cláudio Castro enfatizou que “todo protesto é livre e válido, e aqueles que estão na gestão pública precisam ter a hombridade de ser criticado.”
Deixe o seu comentário