“A Voz da Serra se confunde com a própria história de Nova Friburgo. Tenho o jornal como minha maior referência para acompanhar o dia a dia da cidade e matar um pouco das saudades quando não posso estar presente. Parabéns a todos que fazem da Voz da Serra esta publicação moderna, completa e compromissada com o desenvolvimento de Nova Friburgo e região.”
Comte Bittencourt, presidente nacional do Cidadania
“É com imensa satisfação que me dirijo a vocês neste momento tão especial, em que o jornal A Voz da Serra , completa 79 anos de existência. Como amigo fiel da família Ventura, nas pessoas de Laercio e Adriana, e leitor assíduo deste periódico, é uma honra poder celebrar junto com todos vocês este marco significativo.
Ao longo dessas quase oito décadas, pude testemunhar de perto, em muitas delas, pessoalmente, o esforço incansável, a dedicação e a seriedade que permeiam cada página impressa deste jornal de interior.
Admirar o trabalho realizado pela equipe Ventura vai além do simples ato de leitura: é reconhecer o compromisso inabalável com a verdade, a ética e a qualidade jornalística. É fundamental ressaltar o papel vital que um jornal local desempenha em nossa comunidade.
Diariamente, o time AVS se empenha em levar até nós, moradores de Friburgo e região, uma cobertura ampla e imparcial dos acontecimentos locais e regionais. Este jornal não apenas informa, mas também educa, inspira e une nossa comunidade em torno de questões de interesse comum.
A independência editorial deste jornal é um exemplo a ser seguido. Em tempos de incerteza e polarização, é reconfortante contar com um veículo de comunicação que não se curva a interesses externos, mas que busca incessantemente servir aos interesses de sua comunidade.
Neste aniversário, expresso minha mais profunda gratidão à família Ventura, à equipe jornalística, aos colaboradores e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que este jornal se mantenha firme e relevante ao longo dos anos.
Que possamos celebrar não apenas os 79 anos de história deste jornal, mas também renovar nosso compromisso com a valorização do jornalismo local e o apoio irrestrito aos veículos de comunicação que tanto nos enriquecem. Parabéns ao jornal e que venham muitos anos de informação, integridade e inspiração para todos nós!”
Roosevelt Concy, presidente do Nova Friburgo Country Clube
“Parabenizamos A VOZ DA SERRA pelo aniversário e pelo relevante papel na história de Nova Friburgo, que desempenha impecavelmente como principal veículo de comunicação da cidade. Mesmo enfrentando dificuldades inerentes à sobrevivência de um jornal do interior, A VOZ DA SERRA resistiu com bravura e se tornou formador de opinião e fonte de consulta a quem quer se manter inteirado dos fatos mais marcantes em nossa região.
Não é qualquer cidade que pode contar com um jornal tão longevo – 79 anos! – e com uma trajetória que demonstra tamanha cumplicidade com seus moradores, seja pelas mãos do fundador, Américo Ventura Filho, do saudoso Laercio Ventura ou sob a gestão cuidadosa de sua filha Adriana.
Ao destrinchar temas que influenciam o dia a dia da população, A VOZ DA SERRA presta serviço de qualidade e cumpre com maestria a missão de levar conhecimento, compreensão dos acontecimentos e consciência de cidadania a todos os friburguenses”.
Braulio Rezende, presidente da CDL de Nova Friburgo e do Sincomércio de Nova Friburgo
“Falar sobre o Jornal A Voz da Serra, nesta data comemorativa tem um gostinho especial. Quando penso neste aniversariante, penso em um veículo de comunicação extremamente relevante em nossa região e em seu papel fundamental para a sociedade; penso em uma empresa que faz a engrenagem funcionar diariamente apesar dos inúmeros desafios inquestionavelmente existentes; penso nas pessoas que trabalham e trabalharam para levar as notícias até as pessoas e penso, principalmente, na família que recebeu a missão de gerir este legado de extrema responsabilidade! Há de se promover um “parabéns especial” a todos os envolvidos, porque a existência deste canal por 79 anos é digna de ser enaltecida.
Desejo registrar meu reconhecimento e agradecimento como leitora assídua do jornal desde sempre e também como cidadã, identificando a sua função social. Para mim, A Voz da Serra é como um ente especial. Escrevi meu primeiro texto para o Jornal aos 13 anos de idade, no caderno Light, publicado aos sábados. Na semana seguinte, escrevi sobre amizade. Era final da década de 1990. Lembro-me do orgulho que senti por aquela oportunidade. A possibilidade de comunicar é mágica. A interação por meio das palavras nos leva a lugares inimagináveis e nos conecta com pessoas que não conhecemos. De lá pra cá, foram centenas de textos, pensamentos, parcerias e vivências que não cabem aqui. O privilégio de fazer parte do jornal, como colunista semanal, segue me honrando e transbordando meu coração de alegria.
Desejo ler as páginas do jornal impresso e acessar ao site diariamente para sempre. Sou torcedora e entusiasta para que tudo dê certo. Que venham boas notícias, novas experiências, muitas alegrias e que a base se mantenha firme e forte. Setenta e nove anos! Vida longa ao Jornal A Voz da Serra!”
Paula Farsoun, advogada, colunista do jornal
“A Voz da Serra completa 79 anos e isso, em si mesmo, é um acontecimento admirável. Mesmo nas grandes cidades manter um jornal por tão longo tempo constitui um imenso desafio. Avalie-se, então, o esforço de resiliência e sobrevivência a que se obriga diariamente um jornal do interior.
E não se trata apenas de manter o jornal circulando. A vida de qualquer órgão da imprensa só se justifica se, ao longo do tempo, a apuração isenta e responsável, a informação aprofundada e verídica constituírem seu princípio ético e fundamento de toda ação de seus diretores, repórteres e funcionários.
A “Declaração de Princípios sobre a Conduta”, da “Federação Internacional de Jornalistas”, declara que “O respeito à verdade e ao direito do público à verdade é a primeira obrigação do jornalista”. Portanto, o leitor precisa e merece confiar em que a informação que lhe chegou foi obtida pela apuração profissional dos fatos, feita de maneira tão isenta quanto possível, sem rancores, sem paixões e sem favorecimentos.
O ser humano é por natureza falível, e toda sua ação é política e subjetiva, mas é marca do bom jornalismo colocar a investigação dos fatos acima de opiniões pessoais e de interesses particulares ou de grupos. Ouvir sempre os dois lados da questão ou quantas sejam as versões sobre o objeto da matéria em pauta é uma das regras de ouro da boa imprensa.
É por ter adotado esses princípios desde a sua fundação que A Voz da Serra vem sendo há 79 anos essa voz na qual o povo de Nova Friburgo e de cidades vizinhas tanto confia. AVS conta com um time competente e dedicado de redatores, repórteres e fotógrafos, aos quais se junta um grupo diversificado, bem informado e talentoso de colaboradores. Assim, AVS sai da gráfica levando em suas páginas o que de há melhor em termos de informação séria e lazer de qualidade.
Parabéns a todos que fazem de A Voz da Serra esse jornal de qualidade que é orgulho de nossa cidade!”
Robério Canto, cronista, colunista do jornal
“O papel do jornal na sociedade é importantíssimo e seu nome deve ser sinônimo de luta e resistência. E, nós, friburguenses, devemos nos orgulhar em ter um exemplo de jornalismo sério e comprometido, que neste domingo, 7, completa 79 anos de história.
A VOZ DA SERRA tem uma contribuição gigantesca para a construção da sociedade friburguense, cobrindo as mais felizes — e as mais tristes — notícias da nossa cidade. Toda vez que abro o AVS, penso em quanta história já não passou por essa instituição, que presenciou 24 presidentes no poder do país, duas copas do mundo no Brasil, o fim de uma guerra mundial e a instalação de um regime ditatorial.
E que apesar de tudo, com os avanços tecnológicos, se mantém firme e consolidado como um dos mais antigos veículos de comunicação impresso do estado do Rio de Janeiro. AVS é, além de história, um orgulho para a população friburguense. Parabéns!
Lucas Barros, advogado, colunista do jornal
Caros leitores e amigos,
Hoje é um dia de celebração e gratidão para todos nós que temos o privilégio de fazer parte da história de Nova Friburgo. Em especial, estamos aqui para prestar uma homenagem especial aos 79 anos de dedicação incansável do Jornal A Voz da Serra, uma instituição que se tornou não apenas uma fonte de informação, mas um pilar fundamental na vida de nossa comunidade.
Desde sua fundação em 7 de abril de 1945, o Jornal A Voz da Serra tem sido um farol de verdade, ética e compromisso com a nossa cidade e região. Através de suas páginas, testemunhamos não apenas os acontecimentos do dia a dia, mas também as transformações, os desafios e as conquistas que moldaram o nosso lar ao longo dos anos.
Como presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo e empresário nesta terra acolhedora, reconheço plenamente o papel crucial que o Jornal A Voz da Serra desempenha em nosso cenário sócio-econômico. Seja promovendo o comércio local, destacando iniciativas empreendedoras ou simplesmente dando voz às preocupações e aspirações da população, o jornal tem sido um parceiro indispensável em nossa jornada de crescimento e desenvolvimento.
Além disso, como leitor assíduo, posso atestar pessoalmente a qualidade editorial, a imparcialidade e o profissionalismo que caracterizam cada edição do Jornal. É uma fonte confiável de informações, análises e reflexões que enriquecem nossa compreensão do mundo ao nosso redor.
Portanto, neste dia especial, quero expressar minha mais profunda gratidão a todos os profissionais que, ao longo dos anos, contribuíram para tornar o Jornal A Voz da Serra o que ele é hoje: um símbolo de excelência jornalística e um tesouro precioso para nossa comunidade.
Que os próximos anos sejam tão ricos em realizações e inspirações quanto os que passaram, e que o Jornal A Voz da Serra continue a registrar, informar e eternizar a história de Nova Friburgo.
Parabéns pelos 79 anos de história, Jornal A Voz da Serra!
Com os melhores cumprimentos,
Júlio Cesar Celles Cordeiro, Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo
“A VOZ DA SERRA completa seus 79 anos de existência, 79 anos nos trazendo notícias e informações da nossa cidade e região. Parabéns A VOZ DE SERRA e sua diretora Adriana Ventura e toda a equipe que faz o jornal acontecer diariamente. Manter um jornal impresso em tempos de redes sociais tão em alta, realmente é um desafio. Obrigada Adriana pelo compromisso de nos informar com credibilidade e eficiência.”
Márcia Carestiato, presidente da representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte fluminense
“O pioneirismo só acontece em função de muito trabalho, credibilidade e persistência. A minha relação com o Jornal A VOZ DA SERRA é longa e muito verdadeira. O mestre Laercio Ventura sempre me trouxe muitos ensinamentos, e me apoiou em todos os projetos que estive a frente, sempre em benefício da cidade e região. A querida Adriana Ventura deu o direcionamento necessário junto ao digital, transformando o veículo em uma potência no setor de comunicação no nosso país. Desejo muito sucesso e vida longa ao AVS. Onde estiver, sempre terei o mesmo carinho e admiração por toda essa história de sucesso.”
José Alexandre Almeida - empresário e ex-presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf) e do Convention Bureau
“No meio empresarial não existe negócio fácil e sabemos que, infelizmente, a maior parte das empresas não consegue superar seus primeiros anos de vida. Completar 79 anos de existência é uma façanha, ainda mais quando esse mercado se transforma profundamente, como foi o caso da mídia com o advento da internet. Só um propósito elevado, uma liderança efetiva, a competência e união de toda uma equipe são capazes de levar um jornal adiante nos tempos atuais, principalmente numa cidade do interior.
Parabéns e obrigado à Adriana Ventura e à toda equipe de A VOZ DA SERRA por tanto comprometimento, dedicação e sacrifício para fazerem com que não falte nosso querido jornal, na porta da minha casa, ao longo da semana. Com meu afetuoso abraço.”
Eduardo Larangeira Jácome, diretor geral da People & Business Solutions (PBS)
“É com imensa alegria que parabenizamos o jornal A VOZ DA SERRA pelos seus 79 anos de dedicação e relevância para Nova Friburgo. Essa voz, passada de geração em geração, é um testemunho da qualidade jornalística e do compromisso com a verdade que o jornal mantém ao longo das décadas.
Somos gratos por fazer parte da história de um símbolo da identidade e da memória de Nova Friburgo, que sempre soube se reinventar e acompanhar as mudanças tecnológicas, sem perder sua essência. Há exatamente 16 anos, lançávamos o novo portal do jornal. Momento crucial na história da agência, onde ainda muito jovens, pudemos conviver e aprender com o Laercio. Ensinamentos que trazemos conosco até hoje.
Independente do formato, A VOZ DA SERRA é parte da rotina de todo friburguense. Mais do que um periódico, é a nossa própria história. Nosso muito obrigado pela confiança e parabéns à família Ventura, à equipe e aos colaboradores do jornal por essa conquista significativa, pela seriedade, competência e ética transmitidas todos os dias.”
Felipe Sanches, CEO da agência DTO Publicidade
Deixe o seu comentário