Hepatite Zero: ações de prevenção e testes nesta sexta em parceria com o Rotary

Haverá programação especial no Centro de Convivência, na SEF, e nos postos de saúde
quinta-feira, 19 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Hepatite Zero: ações de prevenção e testes nesta sexta em parceria com o Rotary

As hepatites virais constituem, ainda, um sério problema de saúde pública. O Ministério da Saúde lançou o plano para eliminar a hepatite C até 2030. Para alcançar a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso diagnosticar 90% dos portadores das hepatites virais e tratar 80% dos portadores da hepatite C, além de reduzir 65% da mortalidade. 

Atualmente, a melhor estratégia para se alcançar essa meta é promover a oferta de testes rápidos de hepatites B e C para toda a população, além do tratamento, diagnóstico e cura num mesmo local, prevenindo as complicações da doença. 

Outra ação importante é aumentar a realização dos testes na população privada de liberdade, pessoas acima dos 40 anos e idosos asilados, entre outros, além de facilitar o acesso aos locais de tratamento.

As hepatites B e C matam mais do que o vírus HIV no mundo. Segundo dados da OMS, a cada 30 segundos, alguém perde a vida para as hepatites. Para que esse quadro mude, é preciso curar cinco vezes mais do que agora. A hepatite mata mais do que a Aids e só com a articulação efetiva de todos os setores que os óbitos poderão ser evitados.

O que é a hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal, podendo ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem diferentes tipos, entre eles: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D ou hepatite E. Na maioria dos casos, os sintomas passam despercebidos, sendo os mais comuns: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. O teste é feito a partir de amostras de uma gota de sangue extraída da ponta de um dos dedos das mãos. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente. 

Os testes também são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.

O Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde de Nova Friburgo alerta para a necessidade de realização de teste rápido para descoberta dos casos de hepatite C em pessoas acima de 40 anos, com histórico de transfusão sanguínea antes de 1993, que fizeram ou fazem uso de drogas e que tiveram ou têm relações sexuais desprotegidas. 

Em Nova Friburgo a vacinação contra Hepatite B, uma das principais formas de prevenção da doença, também está disponível para a população geral em todas as salas de vacinação de rotina. 

Parceria com o Rotary Club

Em alusão à Campanha Hepatite Zero, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Municipal de Hepatites Virais, em parceria com o Rotary Clube, estará promovendo, nesta sexta-feira, 20, ações de prevenção e conscientização, incluindo a realização dos Testes Rápidos de Triagem das Hepatites B e C, por toda a cidade nos seguintes locais:

Centro Municipal de Convivência da Pessoa Idosa – Sociedade Esportiva Friburguense (SEF)

  • 8h: Abertura com a presença do governador distrital do Rotary Clube, Ricardo Fonseca de Pinho, secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Área Técnica de Saúde do Idoso e Programa Municipal de Hepatites Virais;

  • 8h30: Coffee Break para os idosos do Centro de Convivência;

  • 9h: Roda de conversa com dr. Márcio Stollerman, hepatologista do Programa de Hepatites Virais, “ Vamos conversar sobre Hepatites?!”, para os idosos do centro de convivência;

  • 8h às 12h: Oferta de testes rápidos de hepatites B e C, distribuição de preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

Testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis

  • UBS Cordoeira

  • ESF Conquista

  • ESF Mury

  • ESF Nova Suíça

  • ESF Centenário

  • ESF Riograndina

  • ESF Lumiar

  • ESF Stucky

  • ESF Varginha

  • ESF Campo Do Coelho

  • ESF São Lourenço

  • UBS São Geraldo

  • ESF Cordoeira

  • ESF Vargem Alta

  • ESF São Pedro Da Serra

  • ESF Terra Nova

O Governador distrital do Rotary Clube, Ricardo Fonseca de Pinho também participa nesta sexta-feira e no fim de semana de outras programações. Confira a agenda: 

Sexta-feira, 20: 8h - Adinf; 10h30 - Casa Madre Roseli; 11h40 - Hemocentro; 15h30 - Farmácia Comunitária. 

Sábado, 21: 9h - reunião na sede do Rotary; 10h - projeto Educação no Trânsito (ações nos semáforos do Paissandu, Avenida Comte Bittencourt, Rua Augusto Cardoso, Praça do Suspiro, Olaria; 14h - GPH; 16h - Casa da Amizade e Marco Rotário. 

Domingo, 22: Visita aos marcos rotários; 9h - plantio de árvore; 9h40 - Rotaract; 10h20 - Ypu; 11h - Largo (início da Av.Comte Bittencourt; 11h40 - Duas Pedras; 12h20h - Final da Avenida Euterpe Friburguense; 13h - Almoço de Despedida, com os casais presidentes, equipe distrital e associados.

Foto da galeria
Governador Distrital Ricardo Fonseca de Pinho, do RC de Niterói, com sua esposa Regina Lucia Almeida Coelho dos Santos Pinho
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: