Doar sangue sempre é um gesto muito importante - e que salva vidas! O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, precisa da doação de todos os tipos sanguíneos. Para continuar socorrendo pacientes dos hospitais de Nova Friburgo e municípios vizinhos é fundamental a colaboração de todos que possam doar.
É necessário o mínimo de 15 doadores diários para garantir um nível adequado no estoque, mas nem sempre o hemocentro consegue atingir essa meta. A pequena frequência de doadores pode comprometer a realização de cirurgias que podem aumentar nos feriadões e períodos de férias devido ao aumento dos acidentes de trânsito nas estradas. O hemocentro regional funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-8084. Neste período de fim de ano, o hemocentro só funciona até esta quinta-feira, 30.
Hemorio entra em alerta vermelho
O Hemorio acionou o alerta vermelho por falta de doações na última semana de 2021. Ao todo, o hemocentro da capital do estado contabilizou 10% a menos de bolsas coletadas em relação a 2020, auge da pandemia da Covid-19. Com esse resultado e caso a população não se mobilize, grandes emergências do Rio de Janeiro podem sentir o impacto em seus atendimentos durante as intercorrências das festas de final de ano.
Para incentivar a participação geral e com objetivo de ajudar a frear o avanço da epidemia de síndrome gripal, o Hemorio, que fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio, estendeu também sua distribuição de doses contra a gripe. A vacinação, que começa nesta quarta-feira, 29, segue até durarem os estoques do imunizante. Desta forma, a população pode fazer sua doação de sangue antes de se vacinar na unidade.
Durante este mês, por conta da pandemia, da epidemia de gripe e das fortes chuvas, o Hemorio registrou queda de 250 bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2020. Até o momento, 80 mil doações foram coletadas ao longo de 2021. A doação é fundamental para garantir o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do Estado do Rio. O atendimento no Hemorio é feito de segunda-feira a domingo, incluindo feriados, das 7h às 18h.
Requisitos para doação de sangue
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas que estiverem com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: estar alimentado; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue, caso a doação ocorra após o almoço, aguardar duas horas; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Impedimentos temporários para doar
-
Gripe, resfriado e febre: aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas;
-
Período gestacional;
-
Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
-
Amamentação: até 12 meses após o parto;
-
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
-
Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
-
Extração dentária: 72 horas;
-
Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses;
-
Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses;
-
Transfusão de sangue: um ano;
-
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
-
Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;
-
Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Impedimentos definitivos para doar sangue
-
Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
-
Evidência clínica e laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
-
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
-
Malária.
Deixe o seu comentário