Habilitação: taxa poderá ser devolvida se Detran demorar a marcar prova prática

Projeto ainda vai passar por segunda votação dos deputados estaduais e, se aprovado, virar lei
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O valor da taxa cobrada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) para marcação da prova prática de direção poderá ser devolvido aos alunos caso a realização do exame ultrapasse o limite de 30 dias, contados a partir do momento que o candidato estiver apto para a realização do exame de direção. A determinação é do projeto de lei 6.484/22, de autoria do deputado estadual Jari Oliveira (PSB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na sessão da última quinta-feira, 21, em primeira discussão. A medida ainda precisa ser votada em segunda discussão pela casa legislativa.

A medida complementa a lei 8.235/18, que já garantia a realização da prova prática em um prazo de até 30 dias. O novo projeto também determina que o prazo somente poderá ser desrespeitado nos casos de situação de emergência e de estado de calamidade pública e quando houver a suspensão dos serviços digitais por motivos de ataques cibernéticos.

“A marcação da prova prática de direção pelo Detran está demorando de dois a três meses, ou até mais. É inaceitável que o aluno conclua as aulas práticas de direção nas auto-escolas e fique aguardando tanto tempo para fazer a prova prática de direção. É um período demasiadamente longo, prejudicando os candidatos que, em muitas vezes, acabam tendo que marcar aulas extras próximo às provas práticas devido a demora”, disse Jari.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: