Há 102 anos, gripe espanhola espalhou mortes, terror e medo

Pior das epidemias matou 6 vezes mais que a Primeira Guerra e infectou até o presidente eleito Rodrigues Alves, que morreu sem tomar posse
quarta-feira, 18 de março de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Doentes da gripe espanhola numa enfermaria do Rio em 1918 (Reproduções da web e álbum de família)
Doentes da gripe espanhola numa enfermaria do Rio em 1918 (Reproduções da web e álbum de família)

Em 1918, o Brasil viveu a mais devastadora epidemia de sua história, conta Ricardo Westin para “El País”. Em apenas um ano, a gripe ou febre espanhola matou 50 milhões de pessoas no mundo, quase seis vezes os mortos produzidos pela primeira Guerra Mundial (8,5 milhões) em quatro anos (1914 a 1918). A Segunda Guerra, de 1939 a 1945, matou 60 milhões.

Faltam estatísticas confiáveis a respeito da quantidade de vítimas no Brasil. Os arquivos históricos revelam que, em um único dia, o Rio de Janeiro chegou a registrar mil mortes. Na capital do país, o pesadelo durou três meses.

Uma mutação do vírus da gripe comum, a cepa espanhola veio da Europa para o Brasil a bordo do navio Demerara. Em setembro daquele ano o transatlântico desembarcou passageiros infectados no Recife, em Salvador e no Rio de Janeiro. No mês seguinte, corpos jogados nas ruas atraíam urubus, o ar era fétido, ninguém saía de casa, com medo da doença. Com os coveiros doentes ou já mortos,  a polícia obrigava os homens mais fortes a abrir covas e sepultar os corpos. Não havia caixões suficientes e os cadáveres eram despejados em valas coletivas, madrugadas adentro.

Hospitais ficaram abarrotados. As escolas mandaram os alunos para casa e todos passaram de ano, independentemente das notas. Os bondes trafegavam quase vazios pela cidade. Todo o comércio fechou as portas, menos as farmácias, onde os fregueses disputavam pílulas e tônicos que prometiam curar as vítimas.

Tal como agora, o governo proibiu aglomerações. Teatros e cinemas, além de lacrados, eram lavados com desinfetante. Pela primeira vez, as pessoas ficaram proibidas de ir aos cemitérios no Dia de Finados.

Na cidade de São Paulo, a população recorreu em peso a um remédio caseiro: cachaça com limão e mel. De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, assim nasceu a caipirinha. 

O vírus se alastrou pelo interior do país e atingiu todas as regiões, incluindo Nova Friburgo e cidades vizinhas. Aos 91 anos, a moradora do Bairro Suíço Rita de Cássia Fernandes de Oliveira, a Dona Cassinha, conta que a mãe, Albertina Wermelinger, casou-se naquele ano, em Duas Barras, com um jovem viúvo, o descendente de portugueses David Santos (foto acima). Mas a felicidade dos dois durou pouco: David morreu, vítima da febre, apenas três meses após o casamento.

Albertina não se contagiou e casou-se novamente, quatro anos depois, com Henrique Augusto Fernandes (foto abaixo), gerando dez filhos, entre eles Cassinha. Uma irmã mais nova de Albertina, Maria José Wermelinger, a Zezé, também perdeu o noivo para a gripe espanhola. Desolada, nunca mais se casou, optando por uma vida celibatária até seus últimos dias, com 70 e muitos anos.

As manchetes dos jornais brasileiros (foto abaixo) se alternavam entre notícias da gripe espanhola  e as negociações de paz na Europa entre os países em guerra. Foi justamente o vaivém de soldados que fez o vírus  se espalhar pelo mundo.

No Congresso Nacional, a gripe espanhola dominava os debates. As falas dos parlamentares integram o acervo histórico do Arquivo do Senado e do Arquivo da Câmara, em Brasília, e mostram como o Brasil de 1918 se comportou diante da misteriosa doença.

Até mesmo o então presidente da República, Rodrigues Alves, eleito em março de 1918 para o segundo mandato, foi infectado e não tomou posse. Seu vice, Delfim Moreira, assumiu interinamente em novembro, à espera da cura do titular. Rodrigues Alves, porém, acabou morrendo em janeiro de 1919, e uma eleição fora de época foi convocada.

Na eleição para o Senado em novembro de 1918, só cinco mil dos 36 mil eleitores da capital foram às urnas.

A gripe espanhola fez o governo se mexer. Na virada de 1919 para 1920, o Congresso Nacional aprovou e o presidente Epitácio Pessoa sancionou uma grande reforma na estrutura federal de saúde. Assim nasceu o departamento encarregado de doenças como lepra e tuberculose que daria origem ao Ministério da Saúde, fundado em 1930, e também ao Sistema Único de Saúde (SUS), previsto na Constituição de 1988.

A pior das epidemias desapareceu repentinamente, da mesma forma que começou. Ao fim de 1918, já eram raros os contágios. Foram tantas as pessoas infectadas entre setembro e novembro que o vírus praticamente não tinha mais a quem atacar.

Fonte: "El País" (Ricardo Westin) e memórias de família

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra