H1N1: idosos e profissionais da saúde são vacinados em Friburgo

Esquema montado pela Secretaria de Saúde funcionou e filas foram logo dissipadas, disse a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna
quarta-feira, 15 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)

Nova Friburgo promoveu nesta terça-feira, 14, das 9h às 13h, mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza (H1N1). A imunização foi oferecida exclusivamente à idosos e profissionais da saúde em 12 pontos de vacinação espalhados pelo município. Cabe ressaltar que a vacina contra a gripe será oferecida até o mês que vem e novas datas da campanha serão divulgadas periodicamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Isso porque as doses estão sendo enviadas de maneira fracionada pelo Governo do Estado do Rio.

No início da manhã, pouco antes das 9h – horário em que a vacinação foi iniciada -, a fila estava grande no entorno do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (anexo ao Clube de Xadrez), no Centro. Eram centenas de idosos aguardando pela imunização. No entanto, o esquema de vacinação montado pela Secretaria Municipal de Saúde se mostrou eficiente e, logo grande fila se dissipou.

Outros postos que costumam receber um grande movimento, como o Tunney Kassuga, em Olaria, e o Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, grande filas também se formaram no início da manhã, o que não gerou maiores problemas. Em geral, as próprias pessoas tentavam manter uma distância segura de pelo menos um metro na fila e muitos também aderiram ao uso de máscaras, item já recomendado pelo Ministério da Saúde como uma barreira física eficaz contra o novo coronavírus.

“Hoje (terça-feira) tivemos alguns postos com mais movimento. Aqui, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, o movimento foi grande logo no início, com fila, mas que logo se diluiu. O tempo de espera não chegou a um minuto para atendimento. A gente entende que esse foi o último dia específico de vacinação de idosos, porque vamos entrar nos outros públicos a partir da semana que vem”, disse a subsecretária de Vigilância em Saúde do município, Fabiola Braz Penna.

Vacinação de acamados

Ainda de acordo com Fabíola, a imunização dos acamados, que geralmente é feita ao final da campanha, este ano, excepcionalmente, está sendo realizada nesta primeira etapa: “Os acamados estão recebendo a vacinação domiciliar. Os que podem vir de carro, estamos vacinando dentro do veículo nos postos de vacinação”, disse a subsecretária, que completou dizendo que o benefício deve ser solicitado no posto de saúde mais próximo da residência do paciente.

Balanço

Segundo apurado por A VOZ DA SERRA, Nova Friburgo tem registrado números extremamente satisfatórios na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza. Levando-se em conta que o Ministério da Saúde pretende imunizar pelo menos 95% de cada público-alvo - sem contar as doses aplicadas nesta terça-feira, 14 -, a cidade já vacinou 24.347 idosos (92,69%) e 2.558 profissionais da saúde (58,64%).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe prossegue em todo o Brasil até o dia 22 de maio. No entanto, a partir desta quinta-feira, 16, entrará na segunda etapa, focando na imunização de doentes crônicos, professores e trabalhadores da área de segurança pública. Idosos e profissionais da saúde que, porventura, não se vacinaram, podem ser imunizados até o final da campanha. 

LEIA MAIS

Desta vez, prioridade será para crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e pessoas com deficiência

Segunda etapa da campanha zerou doses em diversos postos antes do prazo

A campanha de imunização contra o vírus Influenza geralmente ocorre a partir do mês de abril

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra