Governo reforça estoque de doses contra a Covid

Em Friburgo, campanha é permanente nos postos de saúde
sexta-feira, 17 de abril de 2026
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

O Ministério da Saúde anunciou, nesta semana, o envio de 2,2 milhões de novas doses da vacina contra a covid-19 para todos os estados. Segundo a pasta, a ação garante estoque suficiente para atender às demandas regionais. Em nota, o ministério destacou que, com a entrega, o total de doses contra a covid-19 distribuídas nos primeiros meses de 2026 chega a 6,3 milhões. 

As vacinas ofertadas através das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) são atualizadas contra as cepas em circulação e recomendadas de forma prioritária para grupos considerados mais vulneráveis. A distribuição das doses às unidades de saúde e a organização da logística local são de responsabilidade dos estados e municípios, que gerenciam seus estoques, controle de validade e aplicação das doses. Entre janeiro e março deste ano, a pasta informou ter enviado 4,1 milhões de doses aos estados, com 2 milhões aplicadas. 

Campanha regular em Friburgo

Em Nova Friburgo, a vacinação contra a covid-19 segue as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde, contemplando diferentes grupos conforme faixa etária e condições de saúde. No calendário de rotina, crianças entre seis meses e 5 anos incompletos devem receber a vacina Pfizer Baby, em esquema de três doses, sendo a segunda dose após intervalo de quatro semanas da primeira e a terceira dose após oito semanas da segunda. 

Para idosos com 60 anos ou mais, são indicadas duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Já para gestantes, a recomendação é de uma dose em qualquer período da gestação.

Para os grupos especiais, é indicada uma dose anual. Estão incluídos nesse grupo pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades (doenças crônicas) e pessoas em situação de rua.

No caso de pessoas imunocomprometidas, o esquema vacinal é diferenciado, com três doses no esquema primário e duas doses no esquema periódico.

A população em geral, sem vacinação prévia, deve receber uma dose. Já crianças de 5 a 11 anos pertencentes a grupos especiais, como aquelas com comorbidades, deficiência permanente ou imunocomprometidas, devem receber uma dose anual da vacina Pfizer pediátrica. A orientação é procurar o setor de Imunoespeciais, na Avenida Rui Barbosa, 161, Centro.

Onde se vacinar 

A vacinação está disponível nas salas de vacinação dos postos de saúde do Suspiro e Olaria, das 8h às 16h30, e nas unidades de Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo, das 8h às 13h. Para se vacinar, é necessário apresentar CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação. 

(Com informações da Agência Brasil

 

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: