Governo federal divulga novo cronograma de pagamento do auxílio emergencial

Novo calendário inclui a liberação até a quinta parcela para beneficiários inscritos no programa até o último dia 2
terça-feira, 21 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Movimentação na Caixa Econômica de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimentação na Caixa Econômica de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de novos pagamentos do auxílio emergencial. Diferentemente do que o Governo Federal havia proposto no final de junho, não haverá divisão das duas últimas parcelas do benefício, ou seja, a quarta e a quinta parcelas também serão de R$ 600, como as anteriores e não mais divididas. Entretanto, o calendário de pagamentos vai se estender até o final do ano para os últimos aprovados no programa de transferência de renda para trabalhadores que tiveram a renda comprometida ou suprimida devido à pandemia do coronavírus.

Os novos pagamentos contemplam os beneficiários que se inscreveram no programa por meio do site e do aplicativo do auxílio emergencial, além daqueles que fazem parte do Cadastro Único para Benefícios Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mas não recebem o Bolsa Família. 

Para o grupo dos trabalhadores do Bolsa Família, os pagamentos seguem o calendário original do programa, sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, de acordo com o dígito final do benefício. Sendo assim, vão receber mais duas parcelas de R$ 600, seguindo o calendário de pagamentos do próprio programa.  Para eles a quarta parcela será paga até o próximo dia 31 e a quinta parcela será paga entre 18 e 31 de agosto. 

O novo calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania contempla os pagamentos até a quinta parcela de beneficiários inscritos no programa até o último dia 2, data final para inscrição, cujos cadastros foram considerados elegíveis até o momento. Na quarta-feira, 15, a Dataprev informou que havia ainda 226.582 solicitações para o auxílio emergencial sendo analisadas. 

Para fins de organização do fluxo de pessoas nas agências bancárias e evitar aglomeração, os recursos serão disponibilizados para saques e transferências bancárias em momento posterior ao crédito em poupança social digital. O beneficiário poderá movimentar o dinheiro da poupança social digital apenas para o pagamento de contas, boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual ou QR Code. 

No caso dos saques da primeira parcela, o saldo existente nas poupanças sociais digitais será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário houver indicado no momento em que solicitou o auxílio. Já nos saques das demais parcelas, o saldo existente nas poupanças sociais digitais será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário houver recebido a primeira parcela. Confira os calendários completos das parcelas 4 e 5 no site do Ministério da Cidadania (https://www.gov.br/cidadania/pt-br).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra