O Brasil é o primeiro país a receber, de forma ativa, novas tecnologias de segurança desenvolvidas pelo Google para inibir o roubo e furto de celulares. O anúncio foi feito durante o evento Google For Brasil, realizado recentemente, e traz recursos de proteção com ativação por padrão, ou seja, sem a necessidade de configuração manual pelo usuário.
Os recursos que passarão a ser ativados automaticamente são o Bloqueio de Detecção de Roubo e o Bloqueio Remoto. Os dispositivos estarão disponíveis em aparelhos novos ou que passarem por restauração de fábrica.
Detecção de roubo e bloqueio remoto
O Bloqueio de Detecção de Roubo usa a IA (Inteligência Artificial) do Google para detectar se alguém pegou o celular da mão da vítima de maneira abrupta e foge. Quando isso acontece, a tela do celular é automaticamente bloqueada, impedindo que o ladrão acesse os dados do dispositivo.
Já o Bloqueio Remoto oferece ao usuário que teve seu dispositivo roubado um acesso facilitado a uma página (android.com/lock) que faz o bloqueio da tela do celular após o usuário inserir apenas o número do celular roubado. Durante o carnaval deste ano, houve um volume de solicitações de bloqueio 30% maior no Brasil, em comparação com a média do ano, segundo dados do Google, o que reforçou a importância de soluções acessíveis e automáticas para proteger dados pessoais e bancários.
Fabrício Ferracioli, gerente de Parcerias Técnicas de Android no Google, afirmou que “a ativação de fábrica do Bloqueio Remoto torna o recurso acessível de forma mais ampla, fazendo com que essa camada de proteção auxilie as pessoas a agirem rapidamente em caso de perda ou roubo.”
Fonte: CNN Brasil
Deixe o seu comentário