Gari de 63 anos faz poesia em homenagem a Nova Friburgo e a sua classe

Aluno do Projeto EJA da Escola Municipal Jardel Hottz também se destaca com pinturas de quadros
quarta-feira, 20 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O gari  Valter da Silva Ribeiro
O gari Valter da Silva Ribeiro

Nunca é tarde para aprender… E uma prova disso, é o gari da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Valter da Silva Ribeiro, que aos 63 anos se destaca como um dos alunos da turma 003 do Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Jardel Hottz, no bairro Braunes. De acordo com a professora Aline Ferreira, Valter é muito aplicado e interessado e durante as aulas, ela percebeu o quanto o aluno se identificava com a produção de textos. 

“Fui então estimulando sua competência leitora e a sua capacidade de escrever. Em 2018, o EJA de Nova Friburgo desenvolveu um projeto de criação de poesias com toda a rede municipal de ensino e o Valter se interessou muito e produziu um belo poema homenageando Nova Friburgo e os garis, e na sua categoria, ganhou em primeiro lugar, tendo o seu talento reconhecido e valorizado”, destacou a professora. Valter é mesmo puro talento, e também se destaca com pinturas de quadros, os quais já estiveram em exposição, inclusive na Câmara de Vereadores. 

“Sempre com intenção de incentivar esses dons, propus ao aluno que produzisse uma poesia com o tema sobre o aniversário de Nova Friburgo e o Dia do Gari, que é a sua profissão, ambas datas comemoradas em 16 de maio”, esclareceu Aline. “Como professora me sinto orgulhosa e gratificada, em ver quantos talentos temos em sala de aula, através dos nossos queridos alunos, que não tiveram o direito e acesso à educação na idade escolar. Desempenho o meu trabalho com amor e dedicação e o meu papel é estimular, valorizar e identificar o potencial de cada um para produzirem e desenvolverem suas habilidades, comprovando o quanto a educação faz a diferença na vida de cada um”, finalizou Aline. 

 

O poema de Valter


Nova Friburgo 

 

Hoje é o seu aniversário!

Pela manhã, na praça 

Cantou um lindo canário! 

Falo sério, 

Você não é um mistério,

É uma realidade

Uma linda cidade!

Você muito sofreu, mas não se abateu.

Você nos dá muitas alegrias 

Isto eu falo, sem demagogia 

Quando a tristeza chega,

Eu me calo 

Olho pra ti

E volto a sorrir!

Nós os garis, 

Cuidamos de ti.

Hoje é o seu aniversário 

E também o dia do gari.

Nós os garis, agradecemos ao nosso Deus 

Que nos presenteou 

Com esta maravilhosa cidade 

Parabéns pelos seus 204 anos de idade!

                                        

Valter da Silva Ribeiro

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: