Frutas, uma das opções para repor nutrientes e vitaminas

Dicas de alimentos leves como saladas e sanduíches naturais com pão integral e proteínas magras
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O carnaval começou e os cuidados com a alimentação fazem toda a diferença entre estar bem ou não para aproveitar a maior e mais badalada festa popular do mundo. E você, folião, está pronto e saudável para cair no samba e fazer do Carnaval 2024, aquela festa inesquecível? Então, foca num item valioso para fazer valer a data!

Evite o consumo de alimentos gordurosos e pesados, que podem prejudicar a digestão e causar desconforto”, recomendam os nutricionistas, indicando alimentos leves como saladas, frutas e sanduíches naturais”. Opte por melão, melancia, laranja, abacaxi, uva, morango e banana. Prefira sanduíches naturais com pão integral e  proteínas magras, como peito de peru, queijo branco, ovo e atum; e adicione vegetais, como alface, tomate e cenoura, para aumentar a saciedade e fornecer vitaminas e minerais. 

Confira outras dicas para integrar o seu cardápio

  • Barra de cereais e frutas secas são opções práticas e fáceis de carregar para repor a energia;

  • Saladas leves e coloridas, incluindo vegetais como folhas verdes, tomate, cenoura e beterraba. Adicione proteínas, como frango ou atum, e finalize com temperos ou um molho leve;

  • Beba bastante água, chás gelados, sucos e isotônicos naturais, como a água de coco, vitaminas e smoothies;

  • As carnes mais recomendadas são frango grelhado ou assado, peixes como salmão e atum, carnes magras, além de carnes brancas como peru e chester. 

Nunca é demais repetir que, manter-se hidratado é fundamental, a fim de evitar casos de desidratação e insolação, que podem acabar com a diversão mais cedo do que o planejado. “A dica de ouro é consumir muita água e outras bebidas, como sucos e água de coco, para repor os líquidos perdidos em decorrência do calor e da transpiração, e evitar o consumo excessivo de álcool e refrigerantes, que além de ricos em açúcar, podem prejudicar a saúde e causar desidratação”, ressaltam especialistas em nutrição.

Para manter a forma durante o carnaval, a prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e dança são indicados. Essas atividades ajudam a queimar calorias e manter o corpo em forma, além de proporcionar diversão e bem-estar.

E para encerrar, reiteramos: “O importante durante a folia é repor as energias, descansando e dormindo bem, respeitando os limites do corpo e evitando os exageros que possam comprometer a saúde”. 

E não esqueça: Se beber, não dirija! 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: