O desafio está confirmado, e para encará-lo de frente, eles precisam de recursos. Os atletas friburguenses de Kettlebell Sport, classificados para o Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho no Porto, em Portugal, buscam apoio para tornarem o sonho real e levar o nome de Nova Friburgo e do Brasil para o restante do mundo.
Exatamente com o objetivo de conseguir os recursos financeiros necessários, Marcelo Spinelli, Suelen Nunes, Matheus Campos, Maria Eduarda Stutz e Ramon Peterson lançaram uma vaquinha online para reunir o máximo de doações possível para a viagem.
“Os custos para quatro pessoas é muito alto, mas temos certeza que podemos chegar lá e honrar a nossa cidade e o nosso país. Quem puder ajudar com qualquer quantia será ótimo e ficaremos muito gratos. Quem não puder ajudar com dinheiro, pode indicar empresas, contato de pessoas dentro de empresas que patrocinam atletas. Afinal estaremos em um campeonato mundial, representando nosso país, pode ser interessante para a empresa também. Todos os recursos e ajuda serão muito bem vindos”, resume a equipe em uma postagem nas redes sociais.
As pessoas interessadas em ajudar e buscar outras informações podem fazer contato pelo Instagram da equipe Auge Desenvolvimento, enviando um direct. “Acreditamos que com espírito de união, nós conseguiremos representar a todos. Será um orgulho receber a ajuda de vocês e honrar tudo que fizerem pela gente”, reitera o grupo.
Nova Friburgo recebeu, ainda no ano passado, a 1ª Copa Friburguense de Kettlebell Sport. O campeonato foi disputado nas modalidades TALC 5', Snatch 8' e Jerk 11'. Nas categorias peso corporal, as mulheres puderam optar por até 65 quilos e acima de 65 quilos, enquanto os homens, até 80 quilos e acima deste peso. No caso do Kettlebell de fato, o público feminino opta por oito, 12 e 16 quilos, enquanto o masculino, por 16 e 24 quilos. O evento foi organizado pela Federação Carioca da modalidade, e passou a fazer parte, oficialmente, do calendário de competições no Estado do Rio de Janeiro.
O esporte
O Kettlebell Sport é uma modalidade esportiva de levantamentos múltiplos e cíclicos de pesos com um formato característico, semelhante a uma chaleira. Ainda nova no Brasil – chegou ao país em 2015 - é sucesso absoluto em países como a Rússia, por exemplo. A Kettlebell Força Brasil foi criada em 2012, com o intuito de promover o desenvolvimento da modalidade como ferramenta de treinamento físico no Brasil.
A partir de sua fundação começaram a ser ministrados cursos de formação em kettlebell training. Em 2014, sentindo a necessidade de alavancar e iniciar o desenvolvimento como modalidade esportiva por aqui, a Kettlebell Força Brasil viajou a Europa e trouxe na bagagem a metodologia do Kettlebell Sport, promovendo logo após, cursos e promoção de campeonatos.
Ao longo dos anos, foram ministrados workshops, certificações e formações profissionais da modalidade em eventos nacionais e internacionais e também a organização de campeonatos nos mais diversos estados brasileiros. Em 2017 a Kettlebell Força Brasil fez história ao decolar com destino à Grécia, levando a bandeira brasileira e participando, pela primeira vez, de um Campeonato Mundial de Kettlebell Sport. O Brasil subiu ao pódio e, além da experiência de um campeonato mundial, conquistou dois pódios, um vice-campeonato mundial profissional masculino e um terceiro lugar na categoria amadora feminina.
Em provas de Kettlebell Sport vence o atleta que executar o maior número de repetições ininterruptas em um mesmo período de tempo, na mesma faixa etária e de peso corporal, erguendo o mesmo peso que seus adversários. As provas clássicas duram dez minutos, com três movimentos básicos. Há também as provas de meia maratona e maratona, que são 30 minutos e uma hora fazendo um determinado exercício, de forma ininterrupta, sem colocar o peso no chão.
Deixe o seu comentário