Friburguense Gabriel Ribeiro vai jogar na Academica de Coimbra

Jogador de futebol profissional, o meia atacante, aos 26 anos de idade, terá nova experiência na Europa
sábado, 13 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Novo desafio na carreira de Gabriel será em Portugal
Novo desafio na carreira de Gabriel será em Portugal

Dentre os muitos nomes que surgem em destaque no cenário esportivo friburguense, Gabriel Ribeiro é um daqueles que leva o nome de Nova Friburgo para fora do Brasil. Jogador de futebol profissional, o meia atacante, aos 26 anos de idade, terá nova experiência na Europa, onde trilhou a maior parte da carreira até o momento. Gabriela vai defender a Academica de Coimbra, clube da Liga Portugal Sabseg, a segunda divisão do país. Atualmente ocupa as primeiras posições e briga pelo acesso e título com equipes como Estoril e Feirense.

“Começo uma nova aventura em Portugal, em um clube muito importante que é Academica de Coimbra. Feliz demais por essa oportunidade, e vou dar tudo de mim para defender essa camisa tão importante”, resumiu em postagem na rede social.

Luiz Gabriel Salim Ribeiro deixou o município ainda jovem, com apenas dez anos de idade, e fez toda a categoria de base no Flamengo, onde permaneceu por algumas temporadas. A condição de destaque o levou à Seleção Brasileira nas divisões de base, e como consequência surgiu o interesse do Liverpool, da Inglaterra.  Ainda cultivando o nome “Biel”, apelido de infância, chegou a vestir a camisa do tradicional clube inglês em 2009, onde permaneceu por três meses.

O atleta friburguense conviveu com grandes nomes da história dos “Reds”, tais como Steven Gerrard, Jamie Carragher e o técnico Rafael Benitez. No entanto, um entrave entre Flamengo e Liverpool fez com que a negociação não se concretizasse, e Gabriel voltou para o Rio de Janeiro. Acertou a rescisão de contrato com o rubro-negro da Gávea e abriu caminho para começar a escrever sua história no futebol europeu.

A primeira experiência no continente aconteceu aos 15 anos de idade, na Associazione Calcio Bellinzona, da Suíça. O sucesso foi iminente, e logo Gabriel assumiu a camisa 10. Da Suíça, rumou para a Itália, onde atuou por seis anos, até esta temporada. Jogou pelo Genoa, clube importante da elite italiana, e na sequência rodou por times menores. Em 2018 defendeu o Campobasso, da terceira divisão. No último jogo do campeonato, entretanto, Gabriel sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo.

Em Nova Friburgo, ainda criança, jogou na escolinha do Nova Friburgo Country Clube, com os professores Daniel e Fajardo, e depois fui no Nova Friburgo. O então Diretor de Futebol Brandão agendou um teste no Flamengo, e após dois treinos, o clube carioca pediu os documentos para federá-lo.

“Foi uma emoção muito grande defender as cores do clube para o qual eu torço, uma passagem muito marcante pra mim. No Flamengo eu fiquei seis anos, e dentre outras conquistas, eu fui campeão estadual invicto e da Taça BH juvenil em 2009. Com 15 para 16 anos, eu fui para a Europa”, contou durante entrevista ao A VOZ DA SERRA.

Depois da experiência no Liverpool, em 2009, onde ficou por seis meses, surgiu a oportunidade de ir para a Suíça, com apenas 16 anos de idade. Por lá jogou a primeira divisão, já como profissional, por dois anos, e as portas se abriram. Veio então a proposta e o acerto com o futebol italiano, para defender o Campobasso. Geralmente atuando como meia, atuou como ponta e foi o jogador com o maior número de assistências no campeonato. No último jogo, entretanto, sofreu uma lesão bastante séria no joelho e voltou para o Brasil para realizar o tratamento.

A equipe de Gabriel

A Associação Académica de Coimbra é o clube de futebol profissional mais conhecido da cidade de Coimbra, sediado na freguesia de Santo António dos Olivais. Fundada em 1887, é o mais antigo clube em atividade em Portugal e na Península Ibérica. A Académica é a detentora do troféu da 1ª Taça de Portugal a ser realizada, ganha em 1939.

Em 2012, após um jejum de 73 anos, conquistou a sua segunda Taça de Portugal, sob o comando do treinador Pedro Emanuel, com uma vitória por 1x0 frente sobre o tradicional Sporting. Na temporada de 2012-2013 classificou-se pela primeira vez para a fase de grupos da Liga Europa.

 

  • Jogador friburguense teve passagens recentes por Itália e Malta

    Jogador friburguense teve passagens recentes por Itália e Malta

  • Revelado pelo Flamengo, Gabriel fez sucesso em clubes diversos da Europa

    Revelado pelo Flamengo, Gabriel fez sucesso em clubes diversos da Europa

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: