A limitação para as pessoas se exercitarem nas academias e ambientes externos não impede, por exemplo, a realização de uma corrida. Pode parecer difícil entender essa afirmação em um primeiro momento, mas o educador físico e nutricionista, Felipe Monnerat, pretende mostrar que é possível se movimentar sem descumprir o isolamento social, e ainda contribuir com as famílias que mais necessitam de apoio neste momento de pandemia do coronavírus.
A Corrida e Caminhada de Isolamento será realizada na próxima sexta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, a partir das 10h30, através do instagram@drfelipemonnerat (por onde também deverá ser solicitada a ficha de inscrição, via direct). Antes da atividade propriamente dita, às 9h30, haverá informações sobre alimentação, importância do exercício físico, estilo de vida saudável, saúde mental e metabólica, inclusive com a participação de alguns especialistas convidados, à exemplo dos doutores Danilo Casane, Ricardo Oliveira e Aretuza Lattanzi.
Live esportiva
A atividade é aberta para qualquer pessoa, mas haverá um limite de 100 inscrições, para que possa ter um rankeamento. Dependendo da adesão há a possibilidade de uma nova edição. “A pessoa vai fazer a corrida dentro de casa, se tiver um quarto grande, uma varanda, por exemplo. O caso do outdoor, ou seja, fora da residência, não poderá ser na rua. Não será permitido o deslocamento em ruas, rodovias, estradas, praças, condomínios, playgraound, ou seja, a corrida deve ser realizada na residência do inscrito e sem aglomeração de pessoas. A gente iniciaria com uma live, passando dicas alimentares pré-exercício, saúde e outras por 30 minutos”, explica Monnerat.
A live continuará acontecendo, quando num determinado momento é dada a largada. Os participantes deverão encerrar no horário determinado e mandar o trajeto, em vídeo, por whatsapp (21 99292-6159), feito pelo aplicativo gratuito Relive (disponível na Google Play ou Apple Store), para comprovar que as regras foram cumpridas.
“A ideia é rankear homens e mulheres de forma separada, dentro ou fora de casa, para que possamos bonificar. Qualquer pessoa pode participar, desde que esteja em boas condições de saúde para pelo menos caminhar, de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Mas o rankeamento vai priorizar as pessoas de Nova Friburgo e região”, explica.
A atividade é completamente filantrópica, e as premiações serão dadas em parceria com a iniciativa privada – lojas de suplemento, farmácias de manipulação, dentre outras – para a Cruz Vermelha de Nova Friburgo, que fará a distribuição no município e região. No entanto, o projeto também está aberto a atender outras indicações de doações.
Donativos
Os três primeiros colocados de cada categoria poderão resgatar os prêmios. Elas são divididas por faixa etária (18-39 anos; 40-60 anos e acima de 60 anos), com bonificação extra para o primeiro colocado absoluto, de ambos os sexos. A premiação será simbólica, com produtos (suplementos e manipulados) doados pelos colaboradores do projeto.
A retirada do prêmio será feita diretamente na Cruz Vermelha de Nova Friburgo, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Serão arrecadados também insumos para o tratamento do coronavírus, doados para distribuição (a ser feita pela Cruz Vermelha).
“A proposta da corrida de isolamento é fazer a galera que está em casa se mexer, e arrecadar donativos as pessoas que estão passando necessidade neste momento da pandemia. Mas não incentivamos a participação de pessoas sem liberação médica para o exercício, em jejum, com sintomas, mesmo que tenha negativado o exame, e tampouco em tratamento do coronavírus”, finaliza Felipe Monnerat.
Deixe o seu comentário