Membros de diversos segmentos econômicos de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis participaram de uma reunião promovida pelo MercoSerra, semana passada na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat). Nova Friburgo esteve representada no encontro pelo secretário de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão (Fazenda), Hugo Leonardo de Carvalho; e também pela subsecretária de Finanças, Receitas e Despesas, Nathalia do Couto Gonçalves.
O principal objetivo da reunião foi reforçar os canais de diálogo entre as novas gestões municipais, buscando explorar possíveis frentes de colaboração a partir das vocações econômicas de cada município. O encontro serviu também para promover a troca de experiências administrativas de sucesso e coordenar esforços com vistas a reforçar o potencial turístico regional, bem como as cadeias produtivas que extrapolam os limites municipais.
Logo no início do encontro a equipe friburguense salientou a necessidade de facilitar o deslocamento entre Nova Friburgo e Petrópolis, quer seja através de um estudo de demanda para a exploração de uma linha de ônibus que ligue as duas cidades, quer seja ao menos pela coordenação dos horários dos coletivos que ligam as duas cidades a Teresópolis, a fim de permitir a realização de escalas mais frequentes e menos demoradas. Ainda a esse respeito, as representações dos três municípios também se comprometeram a unir forças a fim de solicitar ao DER melhorias nas estradas que conectam a região.
O secretário de Finanças de Nova Friburgo, Hugo Leonardo de Carvalho, reforçou a importância da construção de políticas públicas que desburocratizem o investimento privado, ressaltando que essa abordagem fortalece a economia, gera empregos e auxilia o aumento da arrecadação municipal, com impactos positivos sobre a prestação de serviços de maior qualidade à população.
Outra contribuição friburguense se deu através da sugestão de que seja elaborado um planejamento coletivo para o desenvolvimento regional de longo prazo, como meio de preservar a continuidade de políticas públicas em meio à natural renovação dos quadros políticos locais.
Os trabalhos de aproximação e coordenação entre as cidades serão continuados com uma reunião presencial entre os três prefeitos, provavelmente a ser realizada ainda neste mês. A delegação de Teresópolis também sugeriu que seja realizada uma rodada de negócios entre fornecedores e compradores da Região Serrana, fomentando as cadeias produtivas e se dispôs a desenvolver o Guia de Investimentos na região, nos moldes do já existente do Guia do Investidor de Teresópolis, a fim de divulgar as leis de incentivo às quais as empresas já instaladas e aquelas que estão decidindo pelo investimento nas cidades terão acesso. A exemplo da planejada reunião entre os prefeitos, a data e o local da rodada de negócios também estão sendo definidos coletivamente.
Deixe o seu comentário