Friburgo segue sem mortes por Covid, mas UTIs já voltam a ser ocupadas

Cidade agora tem 13 pacientes em enfermarias e dois em tratamento intensivo, leitos que estavam vazios desde novembro
sábado, 15 de janeiro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Uma charge de Silvério sobre a Covid em Friburgo
Uma charge de Silvério sobre a Covid em Friburgo

Uma boa e uma má notícia sobre a Covid-19 para os friburguenses. A boa é que, nesta sexta-feira, 14, a cidade bateu a marca de um mês sem óbitos pela doença. A má notícia é que, pela primeira vez desde novembro, quando os leitos de UTI/Covid ficaram finalmente vazios, agora voltaram a receber pacientes.

O mais recente boletim da prefeitura, divulgado na noite desta sexta,  indica que, embora o número de óbitos permaneça em 868, há 13 pacientes ocupando os 32 leitos de enfermaria para Covid em toda a cidade. Outros dois pacientes ocupam leitos de UTI Covid do Hospital Serrano, de um total de 28 em toda a cidade.

Por enquanto, a situação nos leitos de enfermaria é tranquila. Há oito pacientes internados no Raul Sertã, que esta semana ampliou a oferta e agora dispõe de 11 leitos. O Hospital da Unimed tem dois internados, o São Lucas tem outros dois e o Serrano, mais um.

Conforme o boletim, o total de infectados em Friburgo desde o início da pandemia chega agora a 26.328 pessoas, um aumento de 67 casos confirmados nas últimas 24 horas.

O número de casos recuperados chega a 19.746, o de descartados é de 25.481 e o de testes realizados, 51.734, dos quais 50% resultaram positivo. Há ainda dois óbitos suspeitos de Covid sendo investigados.

Vacinação acima de 90%

Em nota, a prefeitura atribuiu a estabilidade no número de mortes à vacinação. “Temos visto nos últimos dias que, apesar do aumento na contaminação do coronavírus em nossa cidade, o município não registrou nenhuma morte por conta da doença. A Secretaria Municipal de Saúde associa essa ótima notícia à vacinação contra o vírus”.

Ainda segundo a prefeitura, 94,18% dos friburguenses com mais de 12 anos já receberam a primeira dose e 94,43% da população já estão com o esquema vacinal completo. “Isso significa que, a cada dez friburguenses, nove estão imunizados contra a Covid”, diz a nota.

Relembre a evolução

Em 5 de novembro, A VOZ DA SERRA noticiava que tanto a UTI quanto a enfermaria  Covid do Hospital Municipal Raul Sertã estavam zeradas de pacientes, pela primeira vez no início da pandemia. O último paciente que estava na UTI teve alta ainda naquele dia. A enfermaria já estava vazia dias antes.  No dia 27 de outubro, as taxas das enfermarias de toda a rede hospitalar do município foram zeradas pela primeira vez em 2021. 

Mas a situação mudou radicalmente ao longo desta semana. Em 24 horas, de terça para quarta, dobrou a ocupação dos leitos de enfermaria exclusivos para pacientes infectados pela Covid-19 em Nova Friburgo.

Já sem vagas na enfermaria, na quinta o Raul Sertã ampliou o número de leitos de seis para 11, internando sete pessoas e ficando mais desafogado. 

Como mostrou A VOZ DA SERRA na edição de quinta-feira, somente entre os últimos dias 3 e 11 deste mês foram registrados no município 246 casos positivos da doença, um número 355% maior que os registrados durante todo o mês de dezembro de 2021.

Além da Covid-19, os casos de Influenza também vem registrando crescimento exponencial em Nova Friburgo, Na última terça-feira, último balanço divulgado,   441 pessoas já haviam testado positivo para a gripe e havia nove internadas nos hospitais da cidade.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde