Uma boa e uma má notícia sobre a Covid-19 para os friburguenses. A boa é que, nesta sexta-feira, 14, a cidade bateu a marca de um mês sem óbitos pela doença. A má notícia é que, pela primeira vez desde novembro, quando os leitos de UTI/Covid ficaram finalmente vazios, agora voltaram a receber pacientes.
O mais recente boletim da prefeitura, divulgado na noite desta sexta, indica que, embora o número de óbitos permaneça em 868, há 13 pacientes ocupando os 32 leitos de enfermaria para Covid em toda a cidade. Outros dois pacientes ocupam leitos de UTI Covid do Hospital Serrano, de um total de 28 em toda a cidade.
Por enquanto, a situação nos leitos de enfermaria é tranquila. Há oito pacientes internados no Raul Sertã, que esta semana ampliou a oferta e agora dispõe de 11 leitos. O Hospital da Unimed tem dois internados, o São Lucas tem outros dois e o Serrano, mais um.
Conforme o boletim, o total de infectados em Friburgo desde o início da pandemia chega agora a 26.328 pessoas, um aumento de 67 casos confirmados nas últimas 24 horas.
O número de casos recuperados chega a 19.746, o de descartados é de 25.481 e o de testes realizados, 51.734, dos quais 50% resultaram positivo. Há ainda dois óbitos suspeitos de Covid sendo investigados.
Vacinação acima de 90%
Em nota, a prefeitura atribuiu a estabilidade no número de mortes à vacinação. “Temos visto nos últimos dias que, apesar do aumento na contaminação do coronavírus em nossa cidade, o município não registrou nenhuma morte por conta da doença. A Secretaria Municipal de Saúde associa essa ótima notícia à vacinação contra o vírus”.
Ainda segundo a prefeitura, 94,18% dos friburguenses com mais de 12 anos já receberam a primeira dose e 94,43% da população já estão com o esquema vacinal completo. “Isso significa que, a cada dez friburguenses, nove estão imunizados contra a Covid”, diz a nota.
Relembre a evolução
Em 5 de novembro, A VOZ DA SERRA noticiava que tanto a UTI quanto a enfermaria Covid do Hospital Municipal Raul Sertã estavam zeradas de pacientes, pela primeira vez no início da pandemia. O último paciente que estava na UTI teve alta ainda naquele dia. A enfermaria já estava vazia dias antes. No dia 27 de outubro, as taxas das enfermarias de toda a rede hospitalar do município foram zeradas pela primeira vez em 2021.
Mas a situação mudou radicalmente ao longo desta semana. Em 24 horas, de terça para quarta, dobrou a ocupação dos leitos de enfermaria exclusivos para pacientes infectados pela Covid-19 em Nova Friburgo.
Já sem vagas na enfermaria, na quinta o Raul Sertã ampliou o número de leitos de seis para 11, internando sete pessoas e ficando mais desafogado.
Como mostrou A VOZ DA SERRA na edição de quinta-feira, somente entre os últimos dias 3 e 11 deste mês foram registrados no município 246 casos positivos da doença, um número 355% maior que os registrados durante todo o mês de dezembro de 2021.
Além da Covid-19, os casos de Influenza também vem registrando crescimento exponencial em Nova Friburgo, Na última terça-feira, último balanço divulgado, 441 pessoas já haviam testado positivo para a gripe e havia nove internadas nos hospitais da cidade.
Deixe o seu comentário