Friburgo se prepara para celebrar Finados mesmo com pandemia

Confira o funcionamento dos cemitérios e celebrações religiosas nesta segunda
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
As homenagens já começaram (Fotos: Henrique Pinheiro)
As homenagens já começaram (Fotos: Henrique Pinheiro)

Mesmo com restrições devido à pandemia de Covid-19, as tradições do Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira, 2 de novembro, serão mantidas em Nova Friburgo. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos intensificaram os trabalhos de limpeza dos cemitério municipais, além dos serviços de pintura e capina. Não há uma expectativa da quantidade de pessoas que irão aos cemitérios friburguenses prestar homenagens aos seus entes queridos. 

Para o Dia de Finados serão instaladas estruturas de higienização para as mãos nos cinco cemitérios administrados pela prefeitura. Haverá, também, distribuição de máscaras de barreira na porta dos cemitérios e os funcionários irão monitorar a entrada de pessoas, limitando a quantidade, a fim de evitar aglomerações. 

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e a Guarda Civil Municipal estarão de plantaõ nos cemitérios para orientar os visitantes. Os cemitérios administrados pela administração municipal são os de Campo do Coelho, Riograndina, São Pedro da Serra e os cemitérios São João Batista, no Centro, e Trilha do Céu, na Fazenda da Laje, distrito de Conselheiro Paulino, que, comumente, recebem a maior quantidade de visitantes. Todos eles estarão abertos nesta segunda-feira das 7h às 17h.  

A Secretaria de Serviços Públicos recomenda ainda às pessoas que visitarem os túmulos de seus entes queridos evitem acender velas fora dos cruzeiros, assim como colocar jarros ou vasos de plantas sobre os túmulos. Essas ações podem resultar em queimadas ou pequenos incêndios, bem como provocar o acúmulo de água parada, que propicia a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Venda de flores

As floriculturas estão com uma boa expectativa para as vendas deste ano, que tendem a crescer até esta segunda-feira, 2. O Dia dos Finados é a terceira melhor data de vendas para o setor, ficando atrás do Dia das Mães e Dia dos Namorados. Com um ano atípico, por conta da pandemia de Covid-19, haverá restrições no acesso aos cemitérios da região com controle para evitar aglomerações, o que fez com que muitas pessoas adiantassem as visitas neste fim de semana. Com isso, as vendas das flores e outros objetos como velas e fósforos, começou mais cedo este ano.

Mesmo com a pandemia, as vendas não diminuíram em comparação aos anos anteriores, o que surpreendeu Robson Verly, proprietário de uma floricultura na Rua Modesto de Mello há 53 anos.

“O movimento por enquanto está sendo muito bom, com a mesma quantidade de clientes dos anos anteriores. O pessoal está adiantando um pouquinho as compras para evitar tumulto na segunda-feira. Está até me surpreendendo esse movimento, graças a Deus”, esclareceu Verly. 

O comerciante também pontua que “os fornecedores mantiveram o mesmo preço, sem nenhum acréscimo”, o que ajuda na hora da venda e também o consumidor, nesse ano que foi afetado em vários aspectos, inclusive o econômico. 

Celebrações religiosas

A Igreja Católica celebra a Solenidade dos Fiéis Defuntos com diversas missas em homenagem à memória dos falecidos. Esse ano, por causa da pandemia, não haverá a celebração de missas nos cemitérios São João Batista e Trilha do Céu, como nos anos anteriores. O bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidirá a solenidade em memória dos falecidos às 8h, com missa na Catedral São João Batista, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, não ocorrerão as tradicionais celebrações na capela mortuária do Cemitério São João Batista, na região central de Nova Friburgo. As missas foram transferidas para as comunidades situadas próximas ao cemitério: Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, no Centro (missas às 8h, 10h, 15h e 17h) e Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypu (missas às 9h, 13h e 16h).

Na Diocese, todas as celebrações serão realizadas seguindo os protocolos da Covid-19. Aos integrantes do grupo de risco será possível acompanhar as celebrações pelas redes sociais. Confira os horários das missas em algumas igrejas de Nova Friburgo nesta segunda-feira. Para participar será preciso agendamento prévio por telefone, para evitar aglomerações nos templos que estão seguindo as normas sanitárias e de distanciamento social. 

  • Catedral São João Batista – Praça Dermeval Barbosa Moreira 

8h, 10h, 16h e 19h - telefone 2522-1764

  • Paróquia São Francisco de Assis – Rua Duque de Caxias 

8h, 10h, 15h e 17h - telefone 2522-2425

  • Paróquia São Bento Abade – bairro Ypu 

9h, 13h e 16h - telefone 2010-6966

  • Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Bela Vista 

9h - telefone 2522-8050

  • Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras 

8h: Capela Santa Bernadete (Santa Bernadete); 8h30: Igreja Matriz; 10h e 18h: Capela São Geraldo (São Geraldo) - telefone 2522-3132

  • Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

8h e 19h - telefone 2527-1740

  • Paróquia Imaculada Conceição – Jardim Ouro Preto 

8h - telefone 2522-1272

  • Paróquia São Cristóvão Mártir – Mury 

8h: Capela Sagrada Família - Varginha; 10h: Igreja Matriz; 16h: Capela Santa Paula Fransinetti (Colonial 61) e 17h30: Capela Nossa Senhora de Fátima (Stucky) - telefone 2542-2120

  • Paróquia Sant'Ana – Cônego 

10h - telefone 2522-3975

  • Paróquia Nossa Senhora das Graças – Olaria

9h30 - telefone 2522-5702

  • Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado – Prado 

9h - telefone 2527-5757

  • Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Riograndina

9h: missa no Cemitério; 18h: missa na Igreja Matriz - telefone 2540-1491

  • Paróquia Santa Edwiges – Vale dos Pinheiros 

10h - telefone 2526-7038

  • Paróquia São Roque – Olaria

8h30 - telefone 2526-9473

 

LEIA MAIS

Número superou expectativas de concessionária. Nesses 5 dias, ocorreram 9 acidentes com 3 vítimas, nenhuma delas fatal

Expectativa da concessionária Rota-116 é que 70 mil veículos passem pela rodovia até segunda

Feriado em Friburgo é antecipado de outubro para agosto

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: feriado